Nintendo Wii

É a quinta e mais recente consola de jogos de vídeo da Nintendo, sucessora do "Nintendo GameCube", e foi lançada oficialmente na Europa a 8 de dezembro de 2006.
Com um visual compacto, esta consola de apenas 1.2 kg pode ser arrumada tanto na vertical como na horizontal e pode ser operada por quatro "comandos Wii", um dispositivo semelhante a um comando remoto de televisão, que recorre à tecnologia Bluetooth para se ligar à consola numa distância que pode ir até aos 10 metros; no entanto, no caso de ser utilizado como ponteiro wireless (outra das suas possibilidades), a Nintendo recomenda que o afastamento máximo não ultrapasse os cinco metros.
O comando Wii está ainda equipado com altifalantes, capacidade de vibração, e uma porta de expansão que permite que a ele seja ligado um comando acessório: o "Nunchuk", um dispositivo equipado com uma alavanca de controlo analógico, que pode ser usado em simultâneo com o comando Wii.
A par da ligação wireless à consola, a principal característica distintiva destes dois comandos é o facto de ambos estarem equipados com um sensor de movimento de três eixos, que permitem à máquina calcular com precisão qualquer movimento do utilizador em qualquer direção.
Para além dos discos óticos de uma ou duas camadas da Wii, a consola também está habilitada a ler os discos do anterior sistema Gamecube e, graças ao serviço "WiiConnect24", pode ligar-se sem fios à Internet, sendo capaz de receber atualizações de jogos e para o sistema mesmo enquanto está em stand-by.
Está ainda equipada com 512 MB de memória flash interna e um leitor de cartões SD que permite a utilização de cartões desse formato para expandir a memória disponível total.
A capacidade de processamento fica a cargo de um processador PowerPC com o nome de código "Broadway" da IBM e de uma unidade de processamento de gráficos desenvolvida para o efeito pela ATI.
A consola Wii dispõe ainda de duas portas USB 2.0, quatro portas para os comandos clássicos da Nintendo GameCube e duas entradas para os cartões de memória utilizados na mesma, e ainda uma saída de vídeo multiformatos, que permite a ligação de vídeo por AV, vídeo composto, ou S-vídeo.
Como referenciar: Porto Editora – Nintendo Wii na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 11:04:12]. Disponível em