Nissan

A marca japonesa de automóveis Nissan surgiu em 1934, embora só em 1937 tenha construído o primeiro carro.
O nome Nissan é proveniente da junção da primeira sílaba de "Nihon" e "Sangyo", nomes do proprietário, que quando comprou a Jidosha Seizo Co., em 1934, lhe mudou a designação. Inicialmente a fábrica produziu carros Datsun, mas em 1937 construiu o primeiro carro com nome Nissan, o modelo 70.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Nissan ficou a ser controlada pelos norte-americanos, vencedores do conflito. Desde logo, reiniciou-se a construção de automóveis. Os norte-americanos deixaram a Nissan em 1955, e esta fez um acordo com a Austin, de Inglaterra. Assim, a Nissan passou a montar modelos A40 e A50 da Austin. Dada esta cooperação, o primeiro Nissan do pós-guerra, o Bluebird, era bastante semelhante aos modelos ingleses. A Nissan reconquistou o seu espaço no mercado e, em 1960, começou a comercializar viaturas na Europa, através dos modelos Cedric, Laurel, Fairlady e Violet. A Nissan destacou-se pelos preços baixos e pela fiabilidade.
Em 1969 a Nissan lançou o 240Z, um carro bastante bem sucedido que se tornou no desportivo mais vendido do mundo na época. Entre 1969 e 1978 foram vendidas cerca de 500 mil unidades.
Em 1982 foi apresentado o Prairie, um novo conceito de viatura, com portas basculantes, que tornam o acesso mais fácil.
Entretanto, a Nissan continuou a ter sucesso com modelos como o Bluebird, o Sunny e o Cherry, que sofreram várias remodelações ao longo dos anos.
Devido às restrições europeias à importação de automóveis, a Nissan resolveu montar uma fábrica em Inglaterra, que começou a funcionar em 1986 com o fabrico de Bluebird. A fábrica foi dotada de um gabinete tecnológico, responsável pelo desenvolvimento do primeiro modelo da marca feito especificamente para o mercado europeu, o Primera, lançado em 1990.
Dois anos depois surgiu o utilitário Micra, que se tornou num dos mais bem sucedidos carros da marca, o que levou a que fosse renovado por diversas vezes.
Nesse mesmo ano, foi também lançado o bem sucedido todo-o-terreno Nissan Terrano, concebido em parceria com a Ford.
Apesar do sucesso dos modelos Nissan, a marca japonesa atravessou um período de crise financeira, que tentou ultrapassar através de uma aliança, em 1999, com a Renault, de França.
Como referenciar: Nissan in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 05:15:38]. Disponível na Internet: