nível médio do mar

Altitude média da superfície das águas do mar, considerada nível zero, e a partir da qual se medem as altitudes dos relevos terrestres e se marcam as curvas de nível e as altitudes nos mapas e nas plantas.
O nível médio das águas do mar corresponde ao nível intermédio das águas entre a maré alta e a maré baixa. A medição deste nível é tradicionalmente feita por marégrafos, aparelhos que permitem medir a variação do nível das águas num determinado lugar. Aos dados obtidos por este meio eliminam-se as flutuações do nível das águas devido às ondas, a fatores meteorológicos e outros fatores astronómicos. Obtém-se assim o nível médio do mar durante um determinado período.
O marégrafo tradicional foi substituído pelo Digilevel, marégrafo digital.
O aquecimento global da Terra devido a alterações do clima provoca a fusão dos glaciares e dos mantos de gelo e, consequentemente, a subida do nível das águas do mar, o que constitui um grave risco ambiental. O nível do mar está a subir a um ritmo anual de 2 mm, o que, a longo prazo, poderá provocar o desaparecimento de ilhas, zonas costeiras e outras regiões da superfície terrestre.
Como referenciar: nível médio do mar in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 17:16:22]. Disponível na Internet: