Norah Jones

Cantora jazz norte-americana, nascida em Nova Iorque, a 20 de março de 1979. Desenvolveu desde muito cedo um acentuado gosto pela música, algo natural tendo em conta as suas origens. Filha do músico indiano Ravi Shankar, Norah começou por prestar atenção às canções de nomes maiores do blues e jazz, como Billie Holiday ou Bill Evans. Mais tarde, já depois de frequentar uma escola de artes em Dallas e de ver reconhecidos os seus dotes vocais em vários prémios, Norah acabou por ir para a Universidade, para tirar um curso de piano, especializando-se na área do jazz. Nesse ano, em 1999, Norah começou a desenvolver uma relação especial com o grupo Wax Poetic, ao mesmo tempo que começou a escrever as suas primeiras composições originais. No final de 2000, o grupo de Norah decidiu-se pela gravação de uma maqueta que mais tarde apresentou à editora Blue Note. A famosa editora jazz não hesitou em propor um contrato a Norah Jones e, durante os meses que se seguiram, Norah entrou numa extensa digressão, ao mesmo tempo que preparava o material para o seu primeiro álbum. Come Away With Me, o álbum de estreia de Norah, foi editado em 2002 e conquistou facilmente os lugares cimeiros dos tops um pouco por todo o mundo, oferecendo assim à filha de Shankar o devido reconhecimento mundial. Este álbum foi reconhecido com sete prémios Grammy, entre os quais os de Artista Revelação e Melhor Álbum.
Posteriormente, lançou o DVD Live in New Orleans (2003), o álbum Feels Like Home (2004), que conta com a participação de vários artistas convidados, como, por exemplo, Dolly Parton, Garth Hudson e Levon Helm, e o DVD Live in 2004, também 2004.
Como referenciar: Norah Jones in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:42:10]. Disponível na Internet: