Novell Data Systems

Fundada em 1979, a Novell teve um contributo fundamental na conceção e desenvolvimento de redes de computadores nos primeiros anos da década de 80. O software de redes começou com a introdução do conceito de partilha de ficheiros e impressoras dentro de redes locais (LANs) e evoluiu no sentido da gestão de redes de larga escala (WANs). A Novell continuou comprometida com o fornecimento de infraestruturas onde todos os tipos de redes - intranets, extranets e Internet, públicas ou privadas, com fios ou sem fios - funcionam como um todo, isto é, como se apenas de um tipo de redes se tratasse. Esta harmonia simplifica consideravelmente a complexidade do e-business e proporciona às organizações o poder e a flexibilidade que estas necessitam a fim de serem bem sucedidas na economia internet.
Sob a presidência de Raymond J. Noorda, a Novell ajudou na criação do mercado de redes comerciais ao introduzir o conceito de LAN (Local-Area Networks). Em 1983, a Novell apresentou o NetWare, o primeiro software para LANs baseado na tecnologia de servidor de ficheiros (file server), desenvolveu ainda um sistema de redes para PCs que elegia um computador para administrar a rede e controlar os acessos a dispositivos partilhados na rede, tais como discos duros e impressoras. Este sistema foi um marco na revolução das redes de computadores.
Ao longo dos anos 80, os requisitos empresariais para redes de computadores aumentaram significativamente e assistiu-se à substituição progressiva de LANs por WANs. As WANs vieram unificar os ambientes de trabalho de grandes empresas. No início dos anos 90, o sistema operativo NetWare da Novell liderava o mercado de redes empresariais com uma quota aproximada de 70%.
Em março de 1997, Eric Schmidt, ex-chefe tecnológico da Sun Microsystems, assumiu as rédeas da Novell e acelerou os esforços desta no sentido de se preparar para a Internet, anunciando o produto que iria alicerçar todo o software da empresa no IP (Internet Protocol). No ano seguinte, tanto o NetWare 5, sistema operativo de servidor, como o Novell Directory Service (NDS), que era a base para softwares orientados a serviços de rede, começaram a ser comercializados com o suporte IP incluído.
Em 1999, e fruto do aumento da heterogeneidade de redes, a Novell lançou o NDS eDirectory, uma plataforma que interligava diferentes tipos de rede e promovia a interoperabilidade e standards abertos requisitados pela Internet.
No verão de 2001, a Novell adquiriu a Cambridge Technoloy Partners - uma empresa líder em consultoria de soluções Internet - para reforçar a sua capacidade de distribuir produtos e serviços aos seus clientes. Na sequência deste negócio, o ex-chefe executivo da Cambridge, Jack Messman, tornou-se o novo presidente e CEO da Novell.
Como referenciar: Novell Data Systems in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 13:34:46]. Disponível na Internet: