número quântico

Cada eletrão pode ser caracterizado por um conjunto de quatro números quânticos: número quântico principal, secundário, magnético e de spin.
O número quântico principal, cujo símbolo é n, constitui uma medida do tamanho da nuvem eletrónica. Este número indica o nível de energia e tem valores traduzidos por números inteiros positivos como 1, 2, 3, etc., definindo, respetivamente, as camadas eletrónicas K, L, M, etc. A camada K (nível 1) é a que está mais próxima do núcleo e ao número mais elevado corresponde o eletrão mais afastado do núcleo.
O número quântico secundário também designado por número quântico azimutal, cujo símbolo é l, está relacionado com a forma da nuvem eletrónica e fornece informações sobre o momento angular do eletrão. Os valores possíveis de l são 0, 1, 2, ....(n-1). Assim na primeira camada (n = 1) os eletrões só podem ter momento angular zero (l = 0). Na segunda camada (n = 2) os valores de l podem ser 1 ou 0, dando origem a duas subcamadas com pequena diferença de energia.
O número quântico magnético, cujo símbolo é m, determina a orientação da nuvem eletrónica no espaço em relação a uma dada direção fixada arbitrariamente. Pode tomar valores de +l, +(l-1),....-(l-1), -1.
Finalmente, o número quântico de spin, cujo símbolo é ms, indica a rotação de cada eletrão e pode ter valores + 1/2 e - 1/2.
De acordo com o princípio de exclusão de Pauli, não existem dois eletrões no átomo com o mesmo conjunto de números quânticos.
Como referenciar: número quântico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 18:51:13]. Disponível na Internet: