Nuno Gomes

Futebolista português, Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro nasceu em Amarante a 5 de julho de 1976. Os seus primeiros contactos com o futebol profissional ocorreram no Amarante Futebol Clube mas cedo despertou a atenção do Boavista Futebol Clube, onde viria a participar na equipa dos sub-18, assim como na formação principal. Manteve-se naquele clube durante três anos, até 1997, altura em que foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica. Atingida a notoriedade como futebolista internacional, Nuno Gomes partiu para Itália para integrar a equipa do Fiorentina, juntando-se, assim, ao seu colega Rui Costa. Foi durante o Euro 2000 que Nuno Gomes se estrearia na seleção nacional, tendo mesmo sido o autor do golo da equipa portuguesa na meia-final, contra a França. Embora tenha permanecido cerca de dois anos no Fiorentina, aquelas duas épocas acabariam por se revelar algo frustrantes para este avançado: a saída do seu companheiro Rui Costa, o surgimento de problemas financeiramente graves para o clube assim como uma multiplicidade de lesões que afetaram Nuno Gomes acabariam por ditar a sua saída do clube italiano. De regresso ao Benfica, e enquanto jogador deste clube, Nuno Gomes foi convocado por Luiz Felipe Scolari para integrar a seleção nacional de futebol, durante o Euro 2004.
Em 2004/2005 sagrou-se campeão nacional pelo Benfica.
Foi um dos avançados convocados para participar no Mundial de 2006, na Alemanha, depois de ter sido um dos melhores marcadores do campeonato português.
Como referenciar: Nuno Gomes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 21:21:11]. Disponível na Internet: