Nuno Guerreiro

Cantor português, Nuno Guerreiro nasceu a 5 de setembro de 1972, em Loulé, Portugal. Possuidor de um registo vocal de contratenor - único no panorama pop português - é um apaixonado das sonoridades soul e rhythm & blues.
Aos 16 anos chegou a Lisboa para frequentar a Escola de Dança do Conservatório. Durante os anos seguintes, cultivou a arte da dança, até que o destino fê-lo cruzar-se com o guitarrista Carlos Paredes. Corria o ano de 1992, quando Nuno Guerreiro foi assistir a um ensaio de um espetáculo de Paredes no Teatro de S. Luiz (Lisboa), durante o qual começou a cantar, chamando desde logo a atenção do guitarrista, que logo o convidou para cantar no seu espetáculo. Possuidor de uma voz com registo único no panorama musical português, integrou a formação da Ala dos Namorados como vocalista principal a convite dos músicos Manuel Paulo e João Gil (ex-Trovante). No sentido de cultivar a sua voz de contratenor, frequentou aulas de canto com Maria Cristina Castro, uma das melhores cantoras soprano portuguesas. Fora do âmbito da Ala dos Namorados, Nuno Guerreiro gravou, em 1999, o álbum Carta de Amor, a convite da editora EMI do Japão. Gravado com o maestro e produtor japonês Akira Senju, este disco é composto por clássicos da canção popular anglo-americana, tais como"When The Saints Go Marchin In", "Amazing Grace" e "Greensleeves". Carta de Amor contou ainda com a interpretação de "Perdidamente", poema de Florbela Espanca, musicado por João Gil para um grande sucesso dos Trovante.
Na Exposição Mundial de Lisboa, em1998, atuou num espetáculo no qual recriou Amália, Peter Gabriel, Cole Porter e Marlene Dietrich.
O segundo álbum do cantor a solo, intitulado Tento Saber, foi editado em 2002. O título foi alterado na versão japonesa para Dá-me Paz. O registo é bastante intimista e foi apresentado ao vivo, em formato acústico, um pouco por todo o país.
Como referenciar: Nuno Guerreiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:13:57]. Disponível na Internet: