O Apartamento

Comédia dramática norte-americana produzida e realizada em 1960 por Billy Wilder, The Apartment foi interpretado por Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray, Ray Walston, Jack Kruschen e David Lewis, entre outros. O argumento foi escrito por Billy Wilder e I.A.L. Diamond.
C.C. Baxter (Jack Lemmon) é um trabalhador de seguros que decide alugar o seu pequeno apartamento aos seus superiores para estes o usarem como palco dos seus encontros amorosos. Um dia, mete-se em sarilhos quando partilha a namorada, Fran Kubelik (Shirley MacLaine), com um dos seus patrões, J.D. Sheldrake (Fred MacMurray). Enquanto a maior parte das mulheres que frequentam o apartamento aparentam já ter passado por situações semelhantes, Fran Kubelik é uma doce ascensorista que deseja ardentemente ser amada, mas comete o erro de se apaixonar por um homem (J.D. Sheldrake) totalmente insensível à sua agonia. Depois de tentar o suicídio, Fran é acarinhada por C.C. Baxter, acabando os dois juntos, sobreviventes inocentes de um mundo corrupto.
Esta é uma comédia, por vezes brutal e dramática, que não tem ilusões sobre a ética pessoal ou corporativa. Captou admiravelmente uma certa imagem empresarial da América dos anos 60: um enorme escritório no qual os seus trabalhadores, sentados atrás de intermináveis filas de secretárias alinhadas na perfeição, surgiam totalmente subordinados aos mecanismos desumanos da eficiência e do conformismo. A ideia para o filme surgiu a Billy Wilder de uma curta cena do drama romântico de 1945 Brief Encounter (Breve Encontro), onde os amantes (Trevor Howard e Celia Johnson) conseguiam arranjar um encontro no apartamento de uma terceira pessoa. Wilder ficara intrigado sobre o tipo de pessoa que deixaria a sua residência livre para estranhos embarcarem em aventuras amorosas. A sua resposta para esta questão acabou por ser um êxito, num filme cheio de cinismo e com grandes interpretações.
Venceu cinco Óscares (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Montagem e Melhor Direção Artística a Preto e Branco) das suas dez nomeações.
Entre muitos outros prémios, venceu também a Taça Volpi para Melhor Atriz (Shirley MacLaine) no Festival de Cinema de Veneza e três Globos de Ouro: Melhor Filme Cómico, Melhor Ator em Musical ou Comédia (Jack Lemmon) e Melhor Atriz na mesma categoria (Shirley MacLaine).
Foi adaptado em 1969 por Neil Simon e Burt Bacharach para um musical de sucesso na Broadway chamado Promises, Promises.
Como referenciar: O Apartamento in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-26 21:57:58]. Disponível na Internet: