O Barco do Amor

Série televisiva norte-americana do género comédia romântica, The Love Boat estreou em setembro de 1977 no canal de televisão ABC. Esteve em exibição até maio de 1986. Foi criada pelo também produtor executivo Aaron Spelling, que se inspirou num bestseller autobiográfico escrito por Jeraldine Saunders, na altura a única mulher responsável por um cruzeiro. O livro focava as proezas românticas da tripulação de um navio, todavia, a série aproveitou também para acompanhar as vidas, aventuras e amores dos passageiros. São pessoas em férias que procuram apaixonar-se a bordo ou viver uns dias de romance num navio de luxo enquanto este cruza os mares por países exóticos e tropicais. Ao longo da série, os destinos do navio incluíram Barcelona, Acapulco, Paris, Londres e Sydney.
Os 249 episódios que compuseram a série foram todos passados a bordo de um navio de cruzeiro, o "Pacific Princess".
Cada episódio começava por uma partida do cruzeiro onde se conheciam os novos passageiros e as suas histórias. Normalmente, cada episódio acompanhava três histórias e, mais tarde, algum problema surgia em cada uma das histórias. Contudo, no final todos os passageiros desembarcavam do navio com um sorriso na cara depois de terem sido ajudados pela tripulação a resolver os seus problemas. As personagens principais são Burl "Gopher" Smith (Fred Grandy), um membro da tripulação com queda para arranjar sarilhos; o Dr. Adam Bricker (Bernie Kopell), o médico de serviço ao navio que tem o azar de encontrar a bordo algumas das suas ex-mulheres; Isaac Washington (Ted Lange), o barman de serviço que não dispensa dar bons conselhos; Julie McCoy (Lauren Tewes), responsável por manter todos os passageiros contentes; Merrill Stubing (Gavin MacLeod), o charmoso e inteligente comandante do navio, e a sua pequena filha de 12 anos Vicki Stubing (Jill Whelan), que após a morte da mãe fica a cargo do seu pai, que mal conhece. Aos poucos, torna-se a pequena protegida e a mascote da tripulação.
Durante as primeiras temporadas, a série foi um sucesso de audiências. Contudo, nos anos 80, sofreu um declínio, facto que levou a incluírem na série um grupo de novos membros da tripulação: oito lindas mulheres, as "The Love Boat Mermaids", o que não impediu a série de conhecer o seu fim em 1986.
O tema musical, reconhecido por todos, foi escrito por Charles Fox e Paul Williams, e interpretado por Jack Jones.
Como referenciar: O Barco do Amor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-20 05:11:39]. Disponível na Internet: