O Caminho das Estrelas

A série de ficção científica norte-americana Star Trek, que em Portugal se chamava O Caminho das Estrelas, estreou nos Estados Unidos da América em 1966 e foi transmitida até 1969. Ao todo foram feitos 80 episódios. Na série, são contadas as aventuras da tripulação da nave USS Enterprise, que, no século XXIII, representa a Federação Unida de Planetas numa missão de cinco anos no espaço.

O objetivo é explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e civilizações. No fundo, chegar até onde o Homem ainda não havia chegado. Cada episódio da série começava com a frase: "Espaço, a última fronteira".

A nave é comandada pelo Capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner, que tem como primeiro-oficial e melhor amigo Mr. Spock (Leonard Nimoy), um ser oriundo do planeta Vulcan. No grupo de personagens principais entram ainda o médico McCoy (De Forest Kelly). A tripulação da Enterprise ronda os 430 tripulantes. Ao longo da sua missão a Enterprise encontra e combate povos extra-terrestres e descobre uma série de novos mundos.

A série terminou em 1969, mas regressou em 1987, com o nome de Star Trek - The Next Generation, em português O Caminho das Estrelas, a Geração Seguinte. Esta segunda série foi transmitida até 1994. Todas as personagens eram novas, dado que a ação se passava 78 anos depois das primeiras aventuras da Enterprise. Já no século XXIV, a nave foi substituída por uma mais moderna, comandada agora pelo capitão Jean-Luc Picard, interpretado pelo ator Patrick Stewart. Tal como na anterior Enterprise, a missão era descobrir novas formas de vida e ir onde ninguém tinha ainda ido.

Entretanto, a saga da Enterprise também se estendeu ao cinema. O primeiro filme, Star Trek (O Caminho das Estrelas) foi lançado em 1979. Realizado por Robert Wise, contava com a participação dos principais atores da série televisiva, que assim levaram para o cinema as já conhecidas personagens da TV. Até ao sexto filme, que foi lançado em 1991, participaram os atores da série inicial, mas a partir daí foi dado lugar às novas gerações de atores e personagens.


Como referenciar: O Caminho das Estrelas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-07 04:09:09]. Disponível na Internet: