O Cavaleiro das Trevas

Filme realizado pelo norte-americano Christopher Nolan, em 2008, baseado na personagem de banda desenhada criada por Bruce Wayne, Batman. O filme é a sequela de Batman Begins (Batman, o Início) , também realizado por Nolan em 2005. Para além de realizador, Christopher Nolan foi também coautor do argumento juntamente com o seu irmão Jonathan Nolan.
O filme conta com as interpretações de Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Michael Cane e Morgan Freeman. As filmagens decorreram em diversos locais dos EUA e também no Reino Unido e em Hong Kong.
A ação desenrola-se em Gotham City. A cidade está a ferro e fogo e dominada pela máfia. Batman (Christian Bale), o tenente Gordon (Gary Oldman) e o novo promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) tentam arranjar uma solução para acabar com o crime. Mas há um novo vilão de seu nome Joker (Heath Ledger) que lança o caos e a anarquia pelas ruas e que ameaça matar pessoas todos os dias, enquanto Batman não revelar a sua identidade. Ao longo do filme, Joker, um vilão sem propósito e cujo único objetivo é espalhar o caos e o terror, vai criando várias situações que resultam na morte de muitas pessoas e que obrigam Batman a intervir, por vezes tarde demais, o que leva a que os habitantes de Gotham o vejam não como um herói, mas como mais um vilão. Resta saber se Batman vai conseguir mostrar que o seu objetivo é e sempre foi erradicar o crime das ruas de Gotham City. The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas) gerou uma grande expectativa e foi um dos filmes mais esperados do ano de 2008. A curiosidade aumentou ainda mais quando, em janeiro desse ano, Heath Ledger, o ator que interpretava o papel de Joker, faleceu devido a uma mistura de medicamentos que se revelou fatal. Como já havia rumores de que a interpretação que Ledger tinha dado ao vilão era excelente, falando-se até de uma nomeação póstuma de Ledger para Melhor Ator Secundário (o que veio a acontecer), o filme tornou-se ainda mais apetecível para público e crítica.
A receção não podia ter sido melhor. Teve ótimas críticas por parte dos especialistas em cinema e os ótimos resultados de bilheteira mostraram que também o público teve o filme em grande consideração.
O Cavaleiro das Trevas foi nomeado para mais de 150 prémios, nas mais diversas categorias – mais do que qualquer outro filme em 2008. Dessas nomeações, arrecadou mais de 90 galardões, dos quais mais de 30 premiaram, postumamente, o excelente desempenho de Heath Ledger.
Como referenciar: O Cavaleiro das Trevas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 15:27:46]. Disponível na Internet: