O Código Da Vinci

O romance O Código Da Vinci (The Da Vinci Code, no original), escrito pelo norte-americano Dan Brown e lançado em 2003, é um dos livros mais vendidos de sempre no mundo, incluindo Portugal, onde chegou em 2004.
A história começa, na atualidade, com um crime no Museu do Louvre, em Paris, na França. Foi assassinado um conservador do museu e ao local do crime é chamado um simbologista norte-americano, Robert Langdon, que começa a investigar, na obra de Leonardo Da Vinci, mensagens codificadas, cuja resolução pode levar ao desvendar de um dos mais guardados segredos da Humanidade. Langdon junta-se a uma criptologista francesa, Sophie Neveu, acabando por descobrir que o conservador assassinado estava ligado ao Priorado do Sião. Esta organização secreta, fundada na Europa em 1099, terá tido como membros e líderes personalidades como Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci. A função do priorado era proteger as provas que revelam um segredo importante sobre a vida de Jesus Cristo. O segredo é ameaçado neste romance pela Opus Dei, organização religiosa que quer manter a todo o custo a História do Cristianismo tal como ela é conhecida atualmente. Opus Dei e Priorado do Sião lutam assim pela posse do Santo Graal, mais do que um objeto aqui entendido como um conceito.
Langdon e Neveu envolvem-se numa aventura que os leva até Inglaterra, tentando, em simultâneo, desvendar o mistério e escapar à ameaça da Opus Dei.
Dan Brown mistura neste thriller ficção com elementos reais.
O autor resolveu escrever o romance depois de ter estudado história da arte em Sevilha, em Espanha, onde se apercebeu dos mistérios escondidos por Da Vinci nas suas obras. Anos mais tarde, visitou o Museu do Louvre e da conversa com um especialista em Da Vinci nasceu a ideia da obra.
Dan Brown garante no início de O Código Da Vinci que as descrições de obras de arte, edifícios, documentos e rituais secretos são exatas, assim como a existência do Priorado do Sião.
O sucesso deste livro levou à ideia de ser feita uma versão cinematográfica. Dan Brown propôs-se escrever uma sequela literária para O Código Da Vinci, com a ação a decorrer em Washington, capital dos Estados Unidos da América.
Como referenciar: Porto Editora – O Código Da Vinci na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-04 23:42:41]. Disponível em