O Estranho Caso de Benjamin Button

Filme realizado pelo norte-americano David Fincher, em 2008. Baseado no conto homónimo escrito por F. Scott Fitzgerald, na década de 20 do século XX, foi adaptado pelo argumentista Eric Roth. O filme foi interpretado por Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Taraji P. Henson e Jason Flemyng, entre outros, e estreou em dezembro de 2008.

The Curious Case of Benjamin Button (O Estranho Caso de Benjamin Button) conta a história de Benjamin Button, nascido em 1918, após o final da 2.ª Guerra Mundial. A sua mãe morre no parto e o pai vê-se sozinho com um bebé invulgar, com o aspeto e com as doenças de um velho de 80 anos. Incapaz de lidar com a situação, abandona-o às portas de um orfanato. Queenie (Taraji P. Henson) encontra o bebé e decide tomar conta dele, dando-lhe o nome de Benjamin.
À medida que o tempo avança, Benjamin começa a rejuvenescer e o filme relata as peripécias, os encontros e os desencontros que trazem esse desenvolvimento inverso. Benjamin (Brad Pitt) conhece aquela que virá a ser a sua mulher e a mãe da sua filha Caroline (Julia Ormond) quando tinha cerca de 70 anos e ela era ainda uma criança.

O filme explora o sofrimento de ambos, pois só conseguem viver o amor que sentem um pelo outro num curto espaço de tempo. O resto das suas vidas acabou por ser um desencontro uma vez que, enquanto um envelhecia, o outro rejuvenescia.

O filme gerou alguma expectativa e, em geral, foi bem recebido pela crítica, mas não escapou a algumas críticas negativas. Isso refletiu-se na atribuição dos óscares de 2008. O Estranho Caso de Benjamin Button foi nomeado para 13 óscares da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Principal e Melhor Atriz Secundária, mas acabou por arrecadar apenas 3 e em categorias mais técnicas (Melhor Direção Artística, Melhor Caracterização, Melhores Efeitos Visuais). Desta forma entrou para a categoria de filme mais nomeado a não obter o óscar para Melhor Filme, título que partilha com O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel, Mary Poppins e Quem Tem Medo de Virginia Woolf? .

Apesar disto, o filme obteve outros prémios, entre os quais: Melhor Atriz Secundária (Taraji P. Henson), atribuído pela Austin Film Critics Association; Melhor Realizador, pela National Board of Review e pelo Vancouver Film Critics Circle; Melhor Filme, pela Houston Film Critics Association e Melhor Argumento Adaptado, pela National Board of Review.
Como referenciar: O Estranho Caso de Benjamin Button in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 21:35:57]. Disponível na Internet: