O Fogo Grego
O fogo grego tem uma estreita ligação com a figura mitológica de Prometeu. Como Hesíodo expressa nos seus poemas Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, Prometeu, um dos Titãs, devolveu o fogo aos humanos que dele tinham sido privados por Zeus.
Este castigou Prometeu por ter beneficiado os humanos na repartição dos lotes de um sacrifício, prendendo-o a um mastro para ser torturado por uma águia, que durante o dia lhe devorava o fígado incessantemente; mas este regenerava-se durante a noite.
Este deus obstinado mostrou uma nobre personalidade, tendo sido posteriormente libertado por Hércules, que matou a águia. Prometeu teria ensinado os homens a usar o fogo e é assim que através deste mito os Gregos explicam o aparecimento do fogo na terra.
Nas Metamorfoses de Ovídio, Prometeu está intimamente ligado ao elemento humano por ter sido o autor da criação do homem à imagem dos deuses a partir de uma porção de lodo.
Para além destes poderes, proporcionou o conhecimento do tempo, da aritmética, da navegação, da domesticação de animais e da adivinhação do futuro através da análise das suas entranhas e do fogo sagrado.
-
PrometeuPrometeu, figura da mitologia grega, é filho de Jápeto e de Climene, uma das muitas filhas de Oceano...
-
OvídioPoeta latino, Publius Ovidius Naso nasceu em 43 a. C. em Sulmona. Aos vinte anos era já célebre pela...
-
MetamorfosesPoema mitológico de Ovídio, em 14 livros, em que se sucedem 246 fábulas, díspares e artificialmente ...
-
GregosNo final do quarto milénio, populações originárias provavelmente da Anatólia instalam-se no territór...
-
TitãsDesignação genérica de seis filhos varões de Urano e de Gaia - Oceano (que é o Titã propriamente dit...
-
HesíodoPoeta grego nascido na Beócia por volta de 778 a. C. É considerado o criador da poesia didática. Agr...
-
Lenda de S. MartinhoSegundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, per
-
Lenda de Santa Joana PrincesaA princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, revelou desde muito tenra idade uma grande vocação relig
-
Lenda dos TripeirosNo ano de 1415, construíam-se nas margens do Douro as naus e os barcos destinados à conquista de Ceu
-
O DilúvioO mito universal do Dilúvio é descrito na tradição de muitas civilizações. A mais conhecida versão d