O Leitor

Filme de 2008 realizado pelo britânico Stephen Daldry, baseado no romance alemão, de 1995, com o mesmo título, da autoria de Bernhard Schlink. O argumento adaptado é da autoria de David Hare. O filme conta com as interpretações de Kate Winslet, Ralph Fiennes e David Kross nos papéis principais.
O filme começa com um flashback para nos levar até à Alemanha do pós-2.ª Guerra Mundial. Em 1958, o adolescente Michael Berg (David Kross) vagueia pelas ruas da cidade de Neustad, sentindo-se muito mal. É ajudado por Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma condutora de elétrico que acaba por tomar conta dele durante três meses quando lhe é diagnosticada escarlatina. Depois de recuperar, Michael continua a visitar Hanna e a mulher de 36 anos envolve-se com o jovem de 15 anos. Nos momentos que passam juntos, Michael lê para Hanna obras que está a estudar. Um dia, quando Hanna fica a saber que vai ser promovida, desaparece sem nada dizer a Michael. O tempo passa e Michael vai para a universidade estudar Direito. Durante um seminário, Michael observa um julgamento de uma série de mulheres acusadas de vários crimes de guerra, nomeadamente em campos de concentração. Uma das mulheres em que está a ser julgada é Hanna, que guarda um segredo que talvez a possa ajudar no julgamento.
Kate Winslet foi a atriz escolhida para interpretar o papel de Hanna, mas surgiram algumas incompatibilidades de horários devido ao trabalho da atriz no filme Revolutionary Road. Por isso, foi substituída por Nicole Kidman que viria a abandonar o projeto em janeiro de 2008 por estar grávida. Como Kidman não tinha filmado qualquer cena, Winslet foi de novo chamada para o projeto. As filmagens tiveram lugar em Berlim, Goerlitz e Colónia. O Leitor foi o último filme para os produtores Anthony Minghella e Sydney Pollack, uma vez que ambos morreram antes de verem a estreia do filme.
As críticas ao filme foram positivas e isso traduziu-se nas nomeações que teve para os mais diversos prémios. Destas nomeações, a categoria mais premiada foi a de Melhor Atriz Principal (graças ao extraordinário desempenho de Kate Winslet), que recebeu os seguintes galardões: o óscar da Academia de Artes e Ciências, o prémio BAFTA, o Broadcast Film Critics Association Award, o Golden Globe Award, o San Diego Film Critics Society Award, o Screen Actors Guild Award... O filme foi ainda classificado como um dos 10 melhores filmes do ano de 2008 pela Broadcast Film Critics Association.
Como referenciar: O Leitor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 20:21:07]. Disponível na Internet: