O Tal Canal

Série televisiva humorística portuguesa criada por Herman José, juntamente com o realizador Nuno Teixeira, para a RTP em 1983. Foi o primeiro programa televisivo de Herman José, constituindo a rampa de lançamento para outros trabalhos para este canal, como "Hermanias", "Humor de Perdição" e "Casino Royal", entre outros.
Tratava-se de uma paródia humorística à própria televisão, já que retratava uma estação televisiva ficcional e o seu lado oculto: os bastidores, as falhas, as confusões, os deslizes e o dia a dia da emissão no "Tal Canal". Neste programa, Herman inventou diversas personagens que se tornaram conhecidas de todos os portugueses, como Toni Silva (figura que vem dos tempos da sua colaboração em "O Passeio dos Alegres", de Júlio Isidro), um cantor de música romântica e pimba sul-americano, conotado com a imagem de piroso; Filipa Vácondeus, uma cozinheira que é uma caricatura de Filipa Vasconcelos (popular na época) e que aproveita os restos de comida nas suas receitas, usando sempre "imensa paprica"; José Estebes, o comentador desportivo da rubrica "O esférico rolando sobre a erva", natural do Porto, com pronúncia acentuada e que passa a vida a beber "binho" durante a emissão do seu programa sobre futebol, enquanto recebe convidados famosos como Humberto Coelho ou o mestre Pedroto; ou o menino Nelito, uma criança endiabrada e indisciplinada, aluno de um jardim infantil, que destrói tudo o que tem à mão.
O "Tal Canal", cujo presidente era o Prof. Oliveira Casca, tinha ainda uma telenovela que seguia as desventuras da pobre criada Marilu ao serviço da senhora dona Condessa, e ainda momentos de publicidade, como não podia deixar de ser.
"O Tal Canal" tornou-se um êxito nacional, o que permitiu a Herman continuar uma carreira brilhante no humor televisivo. Outros atores que colaboraram no seu programa foram Manuela Cavaco, Natália de Sousa, Helena Isabel, Manuela Maria, Maria Vieira e Vítor de Sousa, muitos dos quais continuaram a trabalhar com Herman em trabalhos posteriores.
Como referenciar: O Tal Canal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 07:31:18]. Disponível na Internet: