O Último Imperador

Drama histórico coproduzido em 1987 pelos EUA, Itália e China, The Last Emperor foi realizado por Bernardo Bertolucci e interpretado por John Lone, Joan Chen, Peter O'Toole e Ying Ruo-Cheng, entre outros. O argumento foi escrito por Bernardo Bertolucci, Mark Peploe e Enzo Ungari, baseando-se na autobiografia de Pu Yi, From Emperor to Citizen. Trata-se de uma majestosa biografia do último imperador da China, Pu Yi (John Lone interpreta-o em adulto e Wu Tao em adolescente). O filme é narrado em "flash-backs" e "flash-forwards", mas cronologicamente inicia-se em 1908, altura em que Pu Yi é nomeado imperador da China com apenas três anos. A história segue-o através de uma vida tumultuosa que interseta a história da China moderna, terminando como tranquilo jardineiro nos jardins botânicos de Pequim.
Venceu nove Óscares - Melhor Filme, Realizador, Argumento Adaptado, Fotografia, Montagem, Banda Sonora, Direção Artística, Guarda-Roupa e Som -, em todas as categorias para as quais estava nomeado.
Como referenciar: O Último Imperador in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-18 05:29:11]. Disponível na Internet: