Oceânia

Designação coletiva atribuída à Austrália e aos arquipélagos e ilhas das partes central e sul do oceano Pacífico. Inclui mais de 10 000 ilhas maiores e uma infinidade de ilhéus e ilhotas. Abrange uma área terrestre total de aproximadamente 8 821 000 km2 e possui uma população de 30 794 000 habitantes (2000).
A Oceânia costuma ser tradicionalmente dividida em quatro partes: a Australásia, constituída pela Austrália e Nova Zelândia, a Melanésia, a Micronésia e a Polinésia.
Em termos económicos, os Estados que integram a Oceânia apresentam grandes disparidades entre si. A Austrália e a Nova Zelândia possuem economias que colocam estes países no grupo das nações industrializadas. A maior parte dos restantes Estados apresenta economias mais débeis, onde coexiste uma produção para subsistência e uma outra herdada do tempo colonial em que o objetivo é a exportação. As grandes distâncias entre as ilhas e a escassez de território constituem obstáculos ao seu desenvolvimento, embora o crescimento do setor turístico tenha vindo a compensar a ausência de recursos económicos significativos.
Como referenciar: Oceânia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 15:20:49]. Disponível na Internet: