Odisseia

Uma das duas epopeias atribuídas ao poeta grego Homero.
Como o da Ilíada, o enredo da Odisseia está relacionado com as lendas da Guerra de Troia. Depois da tomada de Troia, graças ao estratagema do cavalo de madeira, os vencedores incendiaram-na e voltaram à Grécia.
No seu regresso, os chefes gregos tiveram sorte vária. Agamémnon foi assassinado pela mulher na sua chegada a Argos; Ulisses errou pelos mares fora até conseguir chegar a Ítaca, dez anos depois...
É precisamente este vaguear de Ulisses o assunto da Odisseia.
Tal como a Ilíada, a Odisseia consta de 24 cantos, divididos em cinco partes (I-IV; V-VIII; IX-XII; XIII-XVI; XVII-XXIV).
Canto I Ulisses, perdido no seu regresso de Troia, é retido na ilha da ninfa Calipso. Em Ítaca, haviam-se instalado no seu palácio, os pretendentes à mão de Penélope sua esposa. Minerva aconselha Telémaco, filho de Ulisses, a partir à sua procura.
Canto II Contra a vontade dos pretendentes à mão da sua mãe, Telémaco faz-se à vela para o Peloponeso.
Canto III Em Pilos, informa-se junto de Nestor e ruma a Esparta.
Canto IV Em Esparta recebe o melhor acolhimento de Menelau e Helena; mas em Ítaca os pretendentes preparam-lhe uma emboscada. (Esta parte da epopeia, denominada Telemaquia, é considerada por alguns críticos como dispensável na economia do poema, concluindo que ela terá sido acrescentada ao plano inicial deste).
Canto V Zeus ordena a Calipso que deixe partir Ulisses, e este navega durante dezoito dias. Mas Neptuno desencadeia uma tempestade que o faz naufragar. A custo consegue chegar a terra, na foz de um rio, na ilha dos Feácios.
Canto VI Nausica, filha do rei Alcino, com as suas companheiras, encontra-o e leva-o para o palácio do pai.
Canto VII Ulisses é recebido com simpatia no sumptuoso palácio e conta as suas aventuras sem se dar a conhecer.
Canto VIII Alcino dá um banquete durante o qual um aedo canta episódios da Guerra de Troia. Ulisses, incapaz de conter a emoção, identifica-se. O rei convida-o a contar as suas viagens.
Canto IX Ulisses conta como depois da sua partida de Troia foi arrrastado por uma tempestade para o país dos Lotófagos. Daí foi parar à ilha dos Ciclopes onde escapou com astúcia e coragem à crueldade de Polifemo.
Canto X Embarca de novo e depois de abordar a Ilha de Éolo e passar pela terra dos antropófagos Lestrígones, estadia na ilha da maga Circe.
Canto XI Dirige-se à terra dos Cimérios, onde habitam os mortos, para consultar o adivinho Tirésias. Aí encontra as sombras dos seus antigos companheiros.
Canto XII Depois de escapar à sedução das sereias, passa pelos escolhos de Cila e Caríbdis. Mais tarde, os seus companheiros são fulminados por pretenderem roubar as novilhas do Sol. Nova tempestade atirou-o para a Ilha Ogígia, onde morava a ninfa Calipso que o reteve durante sete anos.
Canto XXI Encantado com as suas narrativas, Alcino manda os seus hábeis marinheiros levar Ulisses a Ítaca. Minerva aparece-lhe, na praia, recomenda-lhe prudência e dá-lhe o aspeto de mendigo.
Canto XIV Ulisses dirige-se a uma das suas propriedades onde encontra o velho porqueiro Eumeu. Mesmo sem dizer quem é, Ulisses é recebido cordialmente.
Canto XV Entretanto Telémaco regressa a Ítaca, vindo de casa de Menelau, e dirige-se também para casa do porqueiro Eumeu.
Canto XVI Ulisses dá-se a conhecer ao filho e os dois preparam-se para escorraçar do palácio os pretendentes.
Canto XVII Quando Ulisses chega ao palácio como um mendigo, recebe insultos dos pretendentes, mas Penélope protege-o.
Canto XVIII Tem de se defender do mendigo Irós e sofrer humilhações várias.
Canto XIX Numa breve conversa com Penélope, faz-lhe ter esperança no regresso de Ulisses. A velha serva Euricleia reconhece-o, mas Ulisses ordena-lhe que não diga nada.
Canto XX No palácio os pretendentes dissipam os bens de Ulisses em sumptuosos banquetes numa festa em honra de Apolo.
Canto XXI Penélope finge que desposará aquele dos pretendentes que conseguir dobrar o arco de Ulisses; nenhum o consegue. Ulisses então apodera-se do arco e dobra-o com toda a facilidade.
Canto XXII Ulisses dá-se a conhecer e, dirigindo as setas para os pretendentes, ajudado por Telémaco, massacra-os a todos.
Canto XIII Dissipadas todas as dúvidas de Penélope, prudente e incrédula, contam um ao outro as suas desventuras.
Canto XXIV No dia seguinte Ulisses dirige-se a casa de Laertes, seu velho pai. Minerva apazigua os familiares dos pretendentes mortos.
A Odisseia, do ponto de vista da unidade, é mais completa que a Ilíada, embora a sua estrutura seja menos simples.
A Odisseia é uma epopeia de viagens e aventuras serenas, enquanto a Ilíada é uma epopeia guerreira.
De salientar a marcação dos caracteres das personagens de primeiro plano.
Ulisses distingue-se pela sua coragem, pela sua prudência e destreza. Nada o faz demover do seu intento.
Panélope é prudente e perseverante como Ulisses.
A sua fidelidade tornou-se proverbial.
Telémaco é prudente como o pai, mas orgulhoso e impulsivo.
Como referenciar: Odisseia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-09 07:38:45]. Disponível na Internet: