Oliver Williamson

Economista norte-americano, Oliver Eaton Williamson nasceu a 27 de setembro de 1932. Williamson formou-se em Gestão pela Faculdade de Gestão do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1955, fez o seu mestrado na Universidade de Stanford, em 1960 e o seu doutoramento na Universidade de Carnegie Mellon em 1963. Foi professor na Universidade da Pensilvânia de 1965 a 1983 e também na Universidade de Yale. Oliver Williamson é professor na Escola Haas de Negócios.

Oliver Williamson é considerado um dos fundadores da chamada economia organizacional. Este campo da economia estuda a maneira como nascem e se vão desenvolvendo as instituições e estuda também a importância e o impacto que as mesmas têm no crescimento da economia.
O economista defende a teoria de que as organizações que apresentam uma estrutura hierárquica, como é o caso das empresas, representam formas alternativas de governação social, pois apresentam diferentes formas de resolução de conflitos de interesses. Williamson procura explicar o tipo de atividades económicas que existem dentro de uma empresa e também perceber os motivos económicos que levam as pessoas a preferir trabalhar numa empresa e não individualmente.

Segundo Williamson, as grandes empresas privadas existem e subsistem por uma razão principal – a sua eficiência. A partir do momento em que as empresas não conseguem apresentar mais ganhos, a partir do momento em que deixam de ser eficientes, a sua existência é colocada em causa.

Oliver Williamson é membro da Associação Americana de Economia, da Academia Americana de Ciência Social e Política, da Academia Nacional de Ciências e da Academia Americana de Artes e Ciências. Foi prestigiado com o Prémio Alexander Henderson, em 1962, o Prémio Horst Claus Recktenwald em Economia, em 2004 e em 2009 foi agraciado com o Prémio Nobel da Economia (que partilhou com Elinor Nostrom) graças à sua análise da “governação económica”.
Como referenciar: Oliver Williamson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 15:51:28]. Disponível na Internet: