Olympiacos FC

Clube grego de futebol, o Olympiacos Futebol Clube foi fundado a 10 de março de 1925, no Porto do Piréu, em Atenas, por cinco irmãos da família Andrianopoulos.
Os irmãos eram eles próprios jogadores, todos atacantes, e na década de 30 levaram o clube a vencer por seis vezes o campeonato, antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Após o final da Guerra, em 1945, o campeonato grego foi retomado, e o Olympiacos continuou a afirmar-se como o principal clube do país, tendo ganho sete campeonatos na década de 50, seis dos quais consecutivos, entre 1954 e 1959. De 1957 a 1959 juntou ao campeonato a conquista da Taça da Grécia. Ainda na década de 50, o Olympiacos construiu o seu estádio, o Karaiskaki, graças à ajuda dos irmãos Andrianopoulos, nesta altura envolvidos na política.
O domínio do Olympiacos manteve-se até finais da década de 80, mas nesta altura o clube atravessou uma grave crise financeira, devido a várias irregularidades cometidas pela administração. Dois dirigentes do clube viriam a ser presos.
A crise terminou em 1992, quando o milionário Socrates Kokkalis tomou conta do clube e pagou as suas dívidas. No entanto, só em 1996/1997 o Olympiacos voltou a celebrar a conquista do campeonato, algo que já não acontecia desde 1987. A recuperação da equipa deu-se sob o comando técnico do servo-bósnio Dusan Bajevic, contratado aos rivais do AEK de Atenas. Bajevic levou para o clube dois jogadores sérvios, Ivic e Gogic, que foram fundamentais na recuperação desportiva. O Olympiacos iniciou assim uma série de sete triunfos consecutivos no campeonato, entre 1997 e 2003, um novo recorde na Grécia, batendo a marca de seis títulos da década de 50. Na parte final deste período de ouro o Olympiacos já era orientado pelo antigo jogador ucraniano Oleg Protasov. Entretanto, o clube foi reforçando a equipa de futebol com jogadores de nomeada, como o sérvio Djordjevic, os brasileiros Giovanni e Rivaldo, o esloveno Zahovic, que tinha representado o FC Porto, ou o francês Karembeu.
Como referenciar: Porto Editora – Olympiacos FC na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 18:15:20]. Disponível em