Olympique de Lyon e du Rhône
Clube de futebol francês, o Olympique de Lyon e du Rhône foi fundado a 3 de agosto de 1950. Logo nesse ano ganhou direito a participar na 1.ª Divisão francesa, mas esteve muitos anos sem conseguir resultados de destaque.
Em 1963 o Lyon conseguiu chegar à final da Taça de França, mas perdeu com o Mónaco por 2-0. No entanto, na temporada seguinte conquistou o primeiro título do seu historial, ao vencer a taça francesa, derrotando na final o Bordéus por 2-0. Nessa mesma época chegou às meias-finais da Taça dos Vencedores das Taças, importante prova europeia de clubes.
Em 1967 a equipa de Lyon venceu de novo a taça, desta vez derrotando na final o Sochaux por 3-1. Depois de em 1971 perder na final a taça para o Rennes, em 1973 reconquistou o troféu, batendo o Nantes por 2-1.
Nos anos seguintes o Lyon não conseguiu grandes resultados desportivos, até que em 1983 desceu à 2.ª Divisão.
Em junho de 1987, Jean Michel Aulas chegou ao clube com a ideia de o resgatar dos escalões secundários e de num prazo de quatro anos o recolocar nas competições europeias. Na temporada 1988/89 o Lyon venceu o campeonato da 2.ª Divisão, ganhando o direito de voltar a disputar o escalão máximo. Em 1990/91 o clube ficou em quinto no campeonato, um lugar que permitiu o acesso às competições europeias.
O clube entrou numa fase de crescimento e para a temporada 1993/94 contratou futebolistas como ganês Abdi Pele e Olmeta. Na temporada seguinte o Lyon foi vice-campeão, atrás do Nantes, a melhor classificação de sempre até ao momento.
Em 1997 o Lyon venceu a Taça Intertoto, competição europeia de clubes de menor dimensão que se disputa antes do arranque de cada época e que dá acesso à Taça UEFA.
O clube continuou a investir bastante em jogadores de topo tendo contratado em 1999 ao Mónaco o goleador brasileiro Sonny Anderson, na que foi até à época a mais cara transferência de sempre do futebol gaulês. Anderson viria a ser o melhor marcador do campeonato francês em 1999/2000 e 2000/2001.
Entretanto a 21 de julho de 2000 o Lyon festejou o 50.º aniversário com um jogo particular frente ao Benfica.
Para a temporada 2000/01 foi contratado o treinador Jacques Santini para dirigir a equipa, que voltou a ser vice-campeã.
Em 2001/2002, de novo com Santini como técnico, o Lyon conquistou o seu primeiro campeonato francês, feito que repetiu em 2002/2003 e 2003/2004, embora nestas duas últimas temporadas já fosse treinado por Paul Le Guen. O brasileiro Juninho assumiu-se como a estrela da equipa após a saída de Anderson em 2003.
-
LyonCidade da França. Capital da região alpina do Ródano, situa-se na confluência dos rios Ródano e Sona...
-
MónacoGeografia Principado do Sul da Europa, um dos pequenos Estados europeus. Forma um enclave no Sul da ...
-
UEFAConfederação regional da Federação Internacional de Futebol, a UEFA - sigla de Union of European Foo...
-
NantesClube de futebol francês, FC Nantes foi criado em 1943 através da união de cinco equipas da cidade. ...
-
SC Corinthians PaulistaClube de futebol brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado a 5 de setembro de 1910,
-
Clube Desportivo NacionalO Clube Desportivo Nacional foi fundado a 8 de dezembro de 1910, no Funchal, na Ilha da Madeira, na
-
Sport Comércio e SalgueirosO Salgueiros foi fundado no Porto, em 8 de dezembro de 1911, com o nome de Sport Grupo de Salgueiros
-
Vasco da Gama (futebol)A coletividade brasileira Clube de Regatas Vasco da Gama, assim nomeada em honra ao navegador lusita
-
Sporting Clube de PortugalA 26 de agosto de 1902 foi fundado, em Lisboa, o Sport Club de Belas. Belas era, então, uma estância
-
Gil Vicente Futebol ClubeClube de futebol fundado em 1924, na cidade de Barcelos. Inicialmente jogava em campo emprestado por