Omdurman

Aspetos Geográficos
Capital legislativa e maior cidade do Sudão, Omdurman situa-se na margem ocidental do rio Nilo, margem oposta àquela onde se situa a capital administrativa, Cartum, no Centro do país. Mais propriamente, fica na confluência entre o Nilo Azul e o Nilo Branco. Possui cerca de 1 300 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Era uma aldeia sem importância até 1884, data em que Muhammad Ahmad (Mahdi), que dominava o território desde 1881, fez dela a sua sede militar. No ano seguinte, as suas tropas derrotaram os britânicos e a cidade cresceu rapidamente. Contudo, na batalha de Omdurman (que na realidade ocorreu na aldeia vizinha de Karari), em 1898, os britânicos (em associação com forças egípcias e comandados por Lorde Kitchener) derrotaram as forças mahdi e tomaram o controlo do país. A cidade ficou praticamente destruída no conflito, mas o túmulo de Mahdi resistiu e foi posteriormente restaurado, sendo atualmente uma das atrações da cidade.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade possui a particularidade de se situar na margem oposta do rio em relação à capital, Cartum, e a Bahri (ou Cartum norte). Juntas, as localidades formam o coração do país, em termos culturais, industriais e administrativos. É o símbolo do nacionalismo e da diversidade, sendo citada em inúmeros poemas e canções nacionais. Entre as suas principais infraestruturas culturais e artísticas, destacam-se o Teatro Nacional, o Teatro de Marionetas Al-Arays e o Instituto de Música e Teatro. Tem também diversas instituições educativas de relevo. Dispõe quase unicamente de edifícios baixos, mas é muito importante em termos de atividades comerciais, recebendo visitas das áreas circundantes para esse efeito. Os mercados de Omdurman, Libya e Aljilod são os maiores. Outro local importante é Almourada, famoso pelo seu mercado de peixe.
Economia
A cidade é o centro de comércio e educacional do país. Os seus mercados têm grande importância. O turismo representa um papel de algum destaque, assim como a comunicação social (é sede dos estúdios da televisão e rádio estatais). A nível industrial, possui uma área delimitada, onde laboram grandes indústrias supervisionadas pelo governo.
Como referenciar: Porto Editora – Omdurman na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-23 12:00:30]. Disponível em