ondas de rádio e televisão

As ondas de rádio, também designadas por ondas de radiofrequência, consistem em ondas eletromagnéticas com um grande comprimento de onda compreendido entre cerca de 10-3 e 104 m e baixa frequência desde cerca de 105 a 1011 Hz.

Na parte do espetro de radiofrequência encontram-se incluídas: as micro-ondas usadas quer em telecomunicações quer para cozinhar; as ondas de ultra-alta frequência (UHF) e as de alta frequência (VHF) usadas na televisão e nas comunicações de rádio FM (modulação de frequência) e as ondas curtas, médias e longas usadas nas comunicações de rádio AM (modulação de amplitude).

Para transmitirem informação, as ondas de rádio têm de ser moduladas e são recebidas por um recetor de rádio. Este tipo de ondas é gerado por eletrões em oscilação nos fios metálicos ou válvulas de transmissão, o que acontece por exemplo nas antenas que emitem as ondas no ar. Por outro lado, as estrelas emitem ondas de rádio que podem ser detetadas e estudadas através de radiotelescópios.
As ondas celestes são refletidas pela ionosfera e permitem que sejam feitas transmissões a longa distância. A ionização dos átomos e moléculas na ionosfera é provocada em larga escala pela radiação ultravioleta e raios X provenientes do Sol e, por isso, as condições diferem entre a noite e o dia. A ionização na região inferior da ionosfera diminui à noite com a falta da luz solar e os iões e eletrões tendem a recombinar-se. Contudo, na região superior, menos densa, há menor número de colisões entre os iões e os eletrões, e, por isso, à noite há menos recombinações. Deste modo, a região superior da ionosfera é mais eficaz à noite.
As ondas de UHF e VHF usadas em difusão de televisão penetram na ionosfera com pequena reflexão. No entanto, a difusão de televisão só pode ser realizada para muito longas distâncias por meio de satélites artificiais.
A radiação pode seguir várias trajetórias. O conjunto formado pela onda fundamental da linha de visão, a onda fundamental refletida e a onda de superfície é designado por onda fundamental ou onda troposférica.

Como referenciar: ondas de rádio e televisão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 08:09:25]. Disponível na Internet: