Oprah

Programa televisivo norte-americano da autoria e apresentação de Oprah Winfrey, The Oprah Winfrey Show foi emitido pela primeira vez a nível nacional a 6 de setembro de 1986. A génese do programa remonta, contudo, a janeiro de 1984 quando Oprah Winfrey foi contratada para ler as notícias na A.M. Chicago. Nesse espaço, Oprah mudou a linha editorial para temas controversos e de atualidade, conseguindo com isso uma subida de audiências. Em 1985, o programa foi rebatizado "The Oprah Winfrey Show" e no ano seguinte foi emitido para mais de 120 cidades americanas. Rapidamente transformou-se num dos maiores sucessos da televisão daquele país, começando depois a ser exportada para fora dos EUA.
Os temas abordados no programa, que tem o formato de talk-show e a duração aproximada de 1 hora, vão do entretenimento e dos assuntos sociais até à saúde e à condição da mulher. Frequentemente, são entrevistadas pessoas famosas, algumas delas amigas de Oprah. Todavia, são também convidadas muitas pessoas desconhecidas que falam dos seus problemas e experiências. Uma das mais importantes rubricas do programa é o "Clube do Livro", que fomenta o gosto pela leitura e gera autênticos best-sellers ao mesmo tempo que dá um novo fôlego a clássicos já um pouco esquecidos. Existem ainda diversos segmentos da responsabilidade de cientistas, médicos ou jornalistas que abordam temas de importância mundial, ajudando a elucidar muitos americanos sobre esses assuntos. Merece ainda referência o lançamento do Dr. Phil McGraw para o estrelato televisivo no programa. Começando como convidado de Oprah para uma pequena rubrica no seu programa, o seu sucesso foi tal que acabou por ter o seu próprio programa - Dr. Phil - a partir de 2004 (produzido também pela Harpo Productions, de Oprah).
Vencedor de diversos Emmys, "Oprah" tornou-se o programa televisivo mais popular dos EUA, fazendo da sua autora uma das mulheres mais ricas e admiradas do país. Tocando nos pontos sensíveis do seu país, o programa foi muitas vezes polémico, especialmente porque a repercussão dos assuntos aí abordados ganha uma dimensão maciça. Assim aconteceu, por exemplo, quando Oprah disse que ia pensar duas vezes da próxima vez que comesse um hambúrguer, na discussão do tema da doença das "vacas loucas". Um dos momentos mais emocionantes da história do programa aconteceu quando, em 2004, foi oferecido aos 276 elementos da audiência um automóvel Pontiac.
O programa começou a ser emitido em Portugal em 2003 na estação de televisão por cabo SIC Mulher.
Como referenciar: Oprah in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-04 02:36:38]. Disponível na Internet: