organização social

É entendida como um sistema interpessoal de esforços humanos coordenados ou como um sistema de papéis sociais, em que o papel social é definido pelas normas sociais (1997, Gold - A new outline of social psychology. Washington: American Psychological Association). É constituída por um conjunto de elementos coordenados entre si ou um sistema integrado de pessoas e grupos que visam obter um resultado determinado ou um mesmo fim, podendo, no entanto, não apresentar as características do grupo psicológico, pois este é constituído por pessoas que se conhecem, que têm objetivos e ideologias comuns e interagem frequentemente (1981, Rodrigues - Psicologia social. Rio de Janeiro: Editora Vozes). A organização apresenta, ao mesmo tempo, uma estrutura - que define o tipo de inter-relações que podem existir entre as unidades ou entidades que a compõem - e um processo - definido pelo modo como se constituem as unidades ou entidades e o tipo de interações que as ligam (Thinès e Lempereur, 1984). As entidades que compõem a organização podem não ser idênticas, mas devem contribuir para concretizar os seus objetivos.
A expressão "estrutura social" é usada como sinónimo de "organização social" para designar as formas de organização de grupos sociais e as relações existentes na sociedade a nível familiar, económico ou político, que se manifestam dentro destes domínios ou entre eles (1990, Boudon et alii - Dicionário de Sociologia. Lisboa: Dom Quixote (tradução de A. J. Pinto Ribeiro).
Como referenciar: organização social in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-12 16:17:24]. Disponível na Internet: