Orhan Pamuk

Escritor turco nascido a 7 de junho de 1952, em Istambul, cidade onde reside.
Na adolescência, sentia uma grande atração pelo mundo das artes e nutria o desejo de ser pintor. Ingressou em Arquitetura na Universidade Técnica de Istambul, mas ao fim de três anos de estudo resolveu alterar o rumo da sua vida mudando para o curso de Jornalismo na Universidade de Istambul. Nunca chegou a exercer a profissão de jornalista, tendo optado por se tornar escritor a tempo inteiro. A sua escrita é caracterizada pela procura da essência na sua cidade natal e ao mesmo tempo pela forma original com que reflete sobre as divergências culturais entre ocidente e oriente. Essa atitude reflexiva, assim como a sua defesa da causa arménia e curda, fizeram com que não fosse bem visto pelos nacionalistas turcos, tendo chegado inclusive a ser perseguido pela justiça, acusado por injúrias proferidas contra a Turquia.
A sua primeira obra Cevdet Bey Ve Ogullari (trad. ing. Cevdet Bay and His Sons) foi lançada em 1982. É a saga de uma família ao longo de três gerações, pano de fundo para o confronto de dois estilos de vida diferentes, o tradicional otomano e o ocidental. Foi com o seu terceiro romance Beyaz Kale (1985, A Cidadela Branca) que Pamuk alcançou fama internacional. Passado no século XVII, procura demonstrar, através de dois personagens - Hojas, jovem estudante italiano, e Mestre, um estranho cientista turco –, o modo como o nosso ego se constrói através de diferentes tipos de histórias e ficções. Outra das suas obras mais famosas é Kar (2002, trad. ing. Snow), cuja história se passa nos anos 90, em Kar, uma cidade fronteiriça da parte oriental da Turquia. Através do protagonista - um escritor, a viver em exílio na Alemanha, que decide viajar até Kar para descobrir a sua identidade e o seu país - Pamuk reflete sobre os problemas religiosos e políticos que se vivem na sociedade turca.
Entre os vários prémios que recebeu ao longo da carreira, destaca-se o Prémio Nobel da Literatura em 2006.
Como referenciar: Orhan Pamuk in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 18:59:28]. Disponível na Internet: