Ornatos Violeta

Grupo pop-rock português, originário do Porto, os Ornatos Violeta foram formados por Manel Cruz, voz, Nuno Prata, baixo, Kinorm, bateria, Elísio Donas, teclados e samplers, e Peixe, guitarra.
Formados em 1991, só em 1997 gravaram o primeiro álbum, Cão, que confirmou o talento do grupo, até então apenas testemunhado em seis anos de atuações ao vivo (tocaram em França, em dezembro de 1994, no Encontro Internacional de Jovens Criadores de Música.). Produzido por Mário Barreiros, este trabalho originou o single "Punk Moda Funk". Em 1999 surgiu o segundo trabalho do grupo, O Monstro Precisa De Amigos, do qual foi extraído "Ouvi Dizer", single que contou com as participações do cantor romântico Victor Espadinha e dos Corvos. Neste álbum participou ainda Gordon Gano, vocalista dos Violent Femmes, no tema "Capitão Romance".
A sua carreira inclui ainda, em 1994, a participação no 7.º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous, onde conquistaram o Prémio Originalidade.
As suas canções já fizeram parte de várias coletâneas, como por exemplo a Ritual Rock I, com o tema "Dez Lamúrias Por Gole", Sons De Todas As Cores, com "Homens De Princípios", ou o tributo aos Xutos & Pontapés, XX Anos XX Bandas, com a versão de "Circo De Feras".
Como referenciar: Ornatos Violeta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:14:25]. Disponível na Internet: