orquestra

Numa orquestra - um conjunto de músicos e/ou de instrumentos musicais cujo objetivo é a execução conjunta de determinada peça - os músicos estão agrupados consoante o instrumento que tocam, obedecendo a uma determinada disposição relativa. Normalmente os instrumentos que fazem parte de uma orquestra sinfónica são: os instrumentos de corda - como os violinos (em maior número, à esquerda), as violas (ao centro), os violoncelos (à direita em baixo), os contrabaixos (à direita em cima) e as harpas (do lado esquerdo dos contrabaixos), que ficam em primeiro plano; os instrumentos de sopro - como o clarinete, o oboé, a flauta, o fagote, a trompa e o trompete (depois das violas e antes dos instrumentos de percussão), que ficam em segundo plano; e os instrumentos de percussão - como o vibrafone, o xilofone, os pratos, o timbale, o triângulo e a pandeireta (por trás dos instrumentos de sopro), que ficam em terceiro plano.
Em posição de destaque, posicionado ao centro diante do grupo executante, encontra-se o dirigente da orquestra denominado maestro. O instrumento utilizado pelo maestro chama-se batuta.
O número de participantes e de instrumentos varia de orquestra para orquestra, dependendo das peças musicais que pretendem tocar ou das ocasiões em que o vão fazer.
Como referenciar: orquestra in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-22 16:11:04]. Disponível na Internet: