Orson Scott Card

Escritor norte-americano, Orson Scott Card nasceu a 25 de agosto de 1951, em Richland, no estado de Washington. Oriundo de uma família mórmon praticante, acompanhou-a na quando se deslocou até San Matteo, na Califórnia, no âmbito da sua iniciativa de montar uma empresa de sinalética. Devido a problemas vertebrais, o seu pai decidiu recomeçar a estudar, enviando o jovem Orson para a capital mórmon, Salt Lake City. Pouco tempo depois da conclusão dos seus estudos, o pai foi convidado para lecionar na Universidade de Brigham Young e, aceitando o cargo, tratou de reunir de novo a família.
Orson Scott Card viu-se portanto rodeado de livros e de todo o estímulo intelectual dos meios académicos. Passou então uma fase em que se deixou deslumbrar pelo mundo bélico, por influência do seu irmão mais velho, que cumpria na altura uma comissão no exército. Durante o ensino secundário fez parte das atividades teatrais escolares e, assim que o completou, ingressou no curso de Teatro da Universidade de Brigham Young, obtendo o seu diploma em 1975. Passou depois dois anos como missionário da Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias no Brasil e, de regresso, resolveu fundar uma companhia de teatro, que veio a fracassar ao fim de algum tempo, deixando-o numa situação financeira bastante precária.
Decidiu então começar a escrever com o intuito comercial e conseguiu publicar o seu primeiro conto numa revista de ficção científica. O seu primeiro romance não tardou e, assim, apareceu Ender's Game (1985), obra que foi considerada como um clássico da ficção científica, e que valeu dois prémios literários.
Seguiram-se, entre outras obras em que a família e ética das personagens aparecem com um papel relevante, Speaker For The Dead (1986), The Red Prophet (1988), Children Of The Mind (1996) e Heartfire (1998). Em 1999 surgiu Enchantment, romance que recriava o mito da Bela Adormecida, e que constituiu uma exceção ao universo de Card por decorrer da Rússia do século XIX aos Estados Unidos da América na contemporaneidade.
Como referenciar: Orson Scott Card in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-08 08:39:10]. Disponível na Internet: