Os Cinco

Enid Blyton começou a escrever a série infanto-juvenil 'Os Cinco' em 1942, inaugurando-a com o livro Os Cinco Na Ilha Do Tesouro. Nesse primeiro livro, os irmãos Julian e Dick, acompanhados da irmã Anna, conhecem, pela primeira vez, a sua prima maria-rapaz Georgina, que prefere ser chamada de George, e o seu cão Timmy. Formam um grupo, de nome Os Cinco, que empreende aventuras que se revelam de bom proveito para a comunidade. São detetives que, seguindo as pistas de contrabandistas e foras da lei, acabam por expor os seus crimes, levando-os à prisão ou ao justo castigo.
Julian Kirrin é o mais velho de Os Cinco e tem doze anos. É valente, gentil e sensato, sendo o chefe do grupo. Dick tem onze anos e adora pregar partidas às pessoas, sendo no entanto capaz de se pôr em risco para proteger os outros. Acha que férias sem aventuras são uma perda de tempo. A Anna tem apenas dez anos, e sendo a mais organizada e altruísta, é também a mais calada e a mais medrosa. George, ou Georgina, quer ser um rapaz. O cão Timmy tem uma predileção especial por coelhos.
Contando com vinte e um títulos, publicados até 1963, a série Os Cinco foi uma das mais populares de histórias para crianças. Foi convertida em série televisiva pela primeira vez em 1957, pela Children's Film Foundation britânica e, mais recentemente, em 1995.
A autora, Enid Blyton, falecida em 1968, confessou numa entrevista ter baseado a personagem George em si própria.

Como referenciar: Os Cinco in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 20:31:50]. Disponível na Internet: