Artigos de apoio

Os Ferreiros de Penela
Muito perto de Penela existem dois montes elevados em forma de cone. Segundo a lenda, esses montes eram habitados por dois gigantes irmãos, Melo e Jerumelo, que eram ferreiros de profissão.

Cada qual vivia no seu monte e trabalhava na sua própria forja, mas possuíam apenas um martelo do qual se serviam alternadamente. A distância entre o topo dos dois montes era de cerca de dois quilómetros e os dois irmãos atiravam o martelo um ao outro quando dele precisavam.

Um dia, Jerumelo zangou-se com o irmão e atirou-lhe o malho com tanta força que este até se desconjuntou: a parte do ferro caiu pela encosta do monte Melo com tanta força que lhe fez brotar uma fonte de água férrea; o cabo de madeira de zambujo foi espetar-se na terra a dois quilómetros de distância, fazendo nascer um zambujo, que veio dar o nome à povoação de Zambujal.
.

Como referenciar: Os Ferreiros de Penela in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-17 12:50:41]. Disponível na Internet: