Artigos de apoio

Os Filhos de D. João I
Obra historiográfica de Oliveira Martins, enquadrável no género da biografia histórica, de que foram publicados alguns capítulos na Revista de Portugal, de Eça de Queirós, entre 1889 e 1890. Na esteira dos trechos biográficos contidos na História de Portugal, de 1879, Oliveira Martins propõe-se retratar os caracteres exemplares dos filhos de D. João de Avis, a fim de deduzir desses retratos uma lição de heroísmo e nacionalidade.
Assim o diz no prefácio: "Um carácter bem estudado vale por um mundo visto. Quando os caracteres são como os dos filhos de D. João I, eminentemente acentuados e profundamente diferenciados, a galeria torna-se um verdadeiro curso da alma individual nos seus fenómenos mais sugestivos. E, quando, finalmente, a plêiade é, como esta foi para nós, a iniciadora da vida nova que tivemos na Renascença, a psicologia histórica eleva-se à altura de uma interpretação das causas determinantes do nosso heroísmo passado - mais milagroso que muitos milagres perante os quais os homens todavia ajoelham confundidos."Em apêndice, o autor transcreve muitos dos documentos históricos que servem de suporte às teses defendidas.
Como referenciar: Os Filhos de D. João I in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-06-25 02:50:32]. Disponível na Internet: