Os Pequenos Vagabundos

Minissérie juvenil de televisão coproduzida pala França, Bélgica, Suíça e Canadá, Les Galapiats foi escrita e realizada por Pierre Gaspard-Huit em 1969 e interpretada por Philippe Normand, Thierry Bourdon, Marc Di Napoli, Frédéric Nery, Jean-Louis Blum, François Mel e Beatrice Marcillac, entre outros. Foi constituída por oito episódios com 26 minutos cada. Também ficou conhecida por Le Trésor du Château Sans Nom.
A ação situa-se numa colónia de férias das Ardenas belgas. Por entre as paisagens verdes e rochosas dessa região, um grupo de adolescentes vive uma emocionante aventura: Jean-Loup (Philippe Normand), Patrick (Thierry Bourdon), Bruno, o Cowboy (Marc Di Napoli), Franz (Frédéric Nery), Byloke (Jean-Louis Blum), Lustucru (François Mel) e a sua encantadora companheira Marion (Beatrice Marcillac). Eles procuram um tesouro perdido e veem-se envolvidos numa série de acontecimentos misteriosos. É nos arredores das ruínas do sinistro Castelo Sem Nome que os sete adolescentes irão fazer diversas descobertas: alçapões, grutas e caminhos subterrâneos. Aos poucos, os jovens interrogam-se sobre o mistério que esconde aquele castelo. As peripécias em que se envolvem levam-nos das cascatas de Coo até às grutas de Han, de antigos caminhos romanos à barragem de Gileppe. Por fim, graças à sua coragem, ajudam a capturar um bando de criminosos que tinha feito um assalto à mão armada a uma carrinha cheia de ouro em Londres, raptando também a filha do condutor.
O argumento é inspirado num caso verídico. As filmagens decorreram em apenas dois meses (de 19 de maio a 24 de julho de 1969), integralmente localizadas na Bélgica (em Villers-de-Ville, Leefdael, Freyr, Han, Stavelot, Remouchamps, Bouillon e Herbeumont), acabando por constituir simultaneamente um catálogo de promoção turística da Bélgica.
Em Portugal, a série passou com grande sucesso na RTP em finais dos anos 70, tendo que ser repetida já no início dos anos 80, ficando na memória de uma geração de espectadores pela aventura e enorme entretenimento que proporcionou.
Como referenciar: Os Pequenos Vagabundos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 23:56:55]. Disponível na Internet: