Os Três Duques

Série de televisão norte-americana criada em 1979 por Gy Waldron, The Dukes of Hazzard foi interpretada por Tom Wopat, John Schneider, Catherine Bach, Denver Pyle, James Best e Sorrel Booke, entre outros. Foi emitida pela primeira vez na CBS a 26 de janeiro de 1979, prolongando-se por seis temporadas até 8 de fevereiro de 1985, totalizando 136 episódios com aproximadamente 50 minutos de duração. O conceito da série baseou-se no filme Moonrunners (1975), realizado por Gy Waldron.
Possuindo um registo que mistura a ação e a comédia, a série acompanha as aventuras de dois primos de bom coração, Bo Duke (John Schneider) e Luke Duke (Tom Wopat), que vivem em Hazzard County (localidade ficcional), na Georgia. Acompanhados muitas vezes da prima Daisy Duke (Catherine Bach), e ajudados pelo tio Jesse (Denver Pyle), funcionam como justiceiros que lutam contra os esquemas corruptos de Boss Hogg (Sorrell Booke) - o homem mais rico da terra - e do seu lacaio, o xerife Rosco P. Coltrane (James Best). Fazem-se transportar no inestimável "General Lee", um Dodge Charger de 1969 que tem a particularidade de ter as portas soldadas, sendo a única entrada possível as janelas. Bo e Luke ficaram em liberdade condicional por transportarem álcool ilegal no seu carro, mas eles divertem-se em escapadas constantes ao xerife.
Muitos episódios relacionam-se com o desejo de adquirir a quinta dos Duke por parte de Boss Hogg, outros mostram Boss a contratar criminosos para incriminarem os primos e assim poder ficar legalmente com a quinta. Muitas vezes, surgem antigos sócios de Boss a reclamarem vingança por algum esquema que correu mal ou em que foram enganados pela natureza avarenta de Boss. Cabe sempre aos primos denunciar as vigarices e apanhar os criminosos. Foi uma das séries de maior sucesso dos anos 80 nos EUA, em Portugal e em diversos outros países, influenciando especialmente os jovens. Os rapazes queriam entrar nos carros pelas janelas e as raparigas usar uns calções curtíssimos iguais aos de Daisy.
No auge do sucesso da série, em 1982, os atores Tom Wopat e John Schneider abandonaram-na por desacordo salarial e foram substituídos por outros primos (novas personagens e novos atores). Contudo, regressaram em 1983 na sequência da diminuição de audiências sem eles.
Em 2005, foi realizada por Jay Chadrasekhar uma versão cinematográfica com Sean William Scott como Bo, Johnny Knoxville como Luke e Jessica Simpson como Daisy.
Como referenciar: Os Três Duques in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 01:51:13]. Disponível na Internet: