osteoporose

A osteoporose refere-se a um grupo de doenças em que a reabsorção óssea na superfície endotelial é maior que o depósito ósseo no periósteo. Por outras palavras, o equilíbrio entre a destruição do tecido velho e a sua substituição é quebrado e, embora o tamanho do osso se mantenha o mesmo, a sua estrutura enfraquece e torna-se frágil. Enquanto a massa do osso é reduzida, a composição da matriz mantém-se normal.

A osteoporose torna os ossos mais porosos e mais leves. Uma radiografia mostra que o osso compacto se mostra menos espesso e menos denso que o normal, e as trabéculas apresentam tecido ósseo esponjoso.

A diminuição da massa do osso não constitui, por si, um problema, mas é responsável por determinado tipo de fraturas e deformidades específicas. Por exemplo, quando todo o esqueleto é atacado inteiramente por um processo de osteoporose, a medula espinal pode ficar vulnerável e as fraturas e compressão das vértebras são frequentes. A cabeça do fémur com osteoporose é extremamente sensível à fratura.

A osteoporose ocorre, muitas vezes, em idade avançada, particularmente nas mulheres depois da menopausa, sendo a mais importante causa de fraturas nas mulheres com mais de cinquenta anos. O estrogénio ajuda a manter a saúde e a normal densidade do esqueleto da mulher. Contudo, a seguir à menopausa, a secreção de estrogénio diminui, e esta deficiência de estrogénio implica a osteoporose nas mulheres idosas.

Outros fatores que podem contribuir para a osteoporose incluem a falta de exercício físico, doses insuficientes de cálcio e proteínas, anormalidades no metabolismo da vitamina D, problemas de absorção alimentar, e alterações hormonais, tais como a diminuição da secreção de calcitonina, que ocorrem com a idade.

A doença também pode ocorrer em qualquer idade como resultado da imobilidade, devido por exemplo ao tratamento de uma fratura ou ao colapso de um disco intervertebral.

A osteoporose é normalmente tratada com um suplemento de cálcio e vitamina D, aumento do exercício físico e, em casos específicos, com doses de estrogénio.
Como referenciar: Porto Editora – osteoporose na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 18:30:53]. Disponível em