Otto Steinert

Fotógrafo alemão, Otto Steinert nasceu em 1915, em Sarbruque, e morreu em 1978, em Essen. Foi um autodidata no âmbito da fotografia.

Entre 1934 e 1939 estudou Medicina nas universidades de Munique, Marburgo, Rostock, Heidelberg e Berlim. Foi por esta altura que começou a interessar-se pela fotografia. Adquiriu conhecimentos de fotografia de forma autodidata, tendo conseguido juntar algum dinheiro enquanto estudava com a venda de algumas fotografias.

Foi médico no exército durante a Segunda Guerra Mundial. De regresso a casa, reuniu-se com o diretor do Colégio de Artes de Saarbruecken, com vista à obtenção de um certificado que estabelecesse a sua fotografia como arte, de forma a que pudesse concorrer com o grupo de fotógrafos profissionais da localidade. Deste encontro resultou algo totalmente inesperado: o diretor ofereceu-lhe emprego como professor de uma nova disciplina - Fotografia, chegando a diretor deste estabelecimento em 1952.

Steinert encarava a fotografia como uma autorreflexão criativa, em que a realidade apresentada perde o seu significado original e se transforma numa forma metafórica.

Foi um dos fundadores do grupo Fotoform, cuja primeira manifestação, em 1950, chocou violentamente o meio académico fotográfico alemão. Em 1951 organizou a primeira de três exposições sob o título de "Subjektive Fotografie" (fotografia subjetiva), que explorava as potencialidades criativas e técnicas da fotografia, tal como as longas exposições, as imagens desfocadas, entre várias outras. Em 1954 organizou a segunda exposição desta série e, em 1958, a terceira e última.

Tornou-se no mais influente professor de fotografia na Alemanha. Tinha uma especial preferência pela fotografia a preto e branco e desenvolveu um estilo fotográfico muito marcado, caracterizado pelo rigor da forma e pelo aumento do contraste até ao extremo.

Ao longo da sua vida, esteve envolvido em muitas exposições na Europa, na Ásia e na América.

A partir de 1959 foi professor na Folkwang-Schule, de Essen, que formou muitos fotógrafos que viriam a destacar-se nas gerações seguintes como Armo Jansen, Heinrich Riebesehl, Pierre Carolier, Jugen Heinemann e François Saur.

Em 1965 tornou-se membro de honra da Sociedade de Fotografia Alemã.


Como referenciar: Otto Steinert in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 23:51:33]. Disponível na Internet: