Otto von Bismarck

Político, primeiro-ministro da Prússia e chanceler do Império Germânico, Otto von Bismarck nasceu em 1815, em Schönhausen, na Prússia (Alemanha), e morreu em 1898, em Friedrichsruh, perto de Hamburgo. Foi moderado e contemporizador em questões internas e destacou-se sobretudo na política externa, onde se afirmou como um dos estadistas mais importantes da cena internacional europeia do século XIX.
A partir de 1871, depois da criação do Império Germânico, conseguiu alianças importantes e planeou uma série de ações diplomáticas que asseguraram a posição da Alemanha e a paz na Europa. Também nessa altura, iniciou uma série de reformas administrativas, criando uma unidade monetária comum, um banco central e um código civil e criminal. Nos Negócios Estrangeiros, revelou-se um mediador proeminente entre as grandes potências. Foi o primeiro estadista europeu a criar um sistema de segurança social justo, oferecendo aos trabalhadores seguro de acidentes, de doença e de velhice. No entanto, a partir de 1890, as suas políticas começaram a ser atacadas e foi obrigado a demitir-se do cargo de chanceler. Dedicou os últimos anos de vida a escrever as suas memórias.
Como referenciar: Otto von Bismarck in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 04:52:29]. Disponível na Internet: