Outlook

O Microsoft Outlook é um programa de gestão de informações pessoais e comunicações que faz parte do Microsoft Office, um conjunto de programas de produtividade da mundialmente conhecida Microsoft Corporation.

A capacidade para comunicar utilizando o correio eletrónico é uma necessidade para empresas e particulares. O Microsoft Outlook procura satisfazer as diferentes necessidades dos vários grupos de utilizadores fornecendo-lhes múltiplas ferramentas que os auxiliem a trabalhar (ou mesmo divertir-se) com rapidez, simplicidade e eficiência.
Assim, este programa coloca à disposição dos utilizadores ferramentas de fácil utilização que permitem gerir, partilhar e organizar a informação pessoal a partir de um só local.

Algumas das principais funcionalidades e ferramentas que fazem com que este programa seja em simultâneo bastante completo e fácil de utilizar são:

- possibilidade de gestão de múltiplas contas de correio eletrónico sem sair do programa;
- reconhecimento automático de endereços eletrónicos utilizados anteriormente, eliminando a necessidade de procura no livro de endereços;
- utilização das potencialidades do Microsoft Word, como a correção automática, opções de colagem ou descrições inteligentes e personalizadas, para criar mensagens de correio eletrónico;
- consulta organizada e mais rápida da pasta "A receber";
- funcionalidades que facilitam a gestão e visualização de agendas pessoais e de equipa, facilitando a sua coordenação, de modo a diminuir o tempo de planeamento de reuniões e outras ações;
- janela de lembretes que facilita a gestão de compromissos e tarefas;
- ferramentas avançadas que auxiliam na localização e reutilização de dados, entre outras.

Nele, o utilizador encontra uma interface otimizada que permite um acesso fácil e mais rápido a todas as opções de formatação e que agiliza a adição de conteúdos às mensagens, e um aspeto e funcionamento redesenhados, que tornam a sua utilização mais fácil e intuitiva.
Como referenciar: Outlook in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 21:47:09]. Disponível na Internet: