Owen Wilson

Ator norte-americano, Owen Cunningham Wilson nasceu a 18 de novembro de 1968, em Dallas, no Texas. Formou-se em 1991 pela Universidade do Texas, em Austin, onde conheceu o seu amigo e mentor Wes Anderson. Escreveram a meias o argumento de Bottle Rocket e, em 1994, Wes Anderson realizou a curta-metragem onde Owen fez a sua estreia como ator. Dois anos depois, Wes Anderson realizou desta vez a longa-metragem do mesmo argumento Bottle Rocket, protagonizada pelos irmãos Wilson, Owen e Luke (seu irmão mais novo). O filme, aclamado pela crítica, acabaria transformado em filme de culto. Na altura, Owen mudou-se para Hollywood onde ficou a viver com os dois irmãos, Andrew e Luke, e com Wes Anderson. Ainda em 1996, interpretou um pequeno papel na comédia realizada por Ben Stiller The Cable Guy (O Melga), protagonizada por Jim Carrey e Matthew Broderick. Seguiu-se, em 1997, o filme de terror Anaconda, onde contracenou com Jennifer Lopez, Jon Voight, Ice Cube e Eric Stolz. No ano seguinte, interpretou o papel de Oscar Choi, o geologista que faz parte da equipa que pretende destruir o asteroide, em Armageddon, de Michael Bay.
Seguiram-se Permanent Midnight (Viver na Escuridão, 1998), ao lado de Ben Stiller; Rushmore (Gostam Todos da Mesma, 1998), onde voltou a trabalhar com o seu amigo Wes Anderson; The Minus Man, de Hampton Fancher onde desempenha o papel de um serial killer; e The Haunting (A Mansão, 1999), de Jan de Bont, onde trabalhou com Catherine Zeta-Jones, Liam Neeson e Lili Taylor. Em 2000, participou em dois filmes de vertente cómica que viriam mais tarde a ter sequelas: Shanghai Noon e Meet the Parents (Um Sogro do Pior), tendo, neste último, o papel do rival rico e romântico de Greg Focker (Ben Stiller). No ano seguinte, foi um supermodelo, juntamente com Ben Stiller, na divertidíssima comédia realizada por Stiller, Zoolander, que lhe valeu o estatuto de ator cómico de primeira. Escreveu, depois, juntamente com Wes Anderson, o argumento de The Royal Tenenbaums (Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial, 2001), pelo qual foram nomeados para o Óscar e o BAFTA de Melhor Argumento. Assumiu depois um papel sério no drama militar Behind Enemy Lines (Atrás das Linhas do Inimigo, 2001), ao lado de Gene Hackman, com quem tinha contracenado em The Royal Tenenbaums.
Destaque ainda para I Spy (2002), ao lado de Eddie Murphy; a sequela Shanghai Knights (Em Defesa de Sua Majestade, 2003); o thriller The Big Bounce (2004), onde contracena com Morgan Freeman; Starsky & Hutch (2004), uma adaptação de Todd Phillips da famosa série televisiva dos anos 70; The Life Aquatic with Steve Zissou (Um Peixe Fora de Água, 2004), realizado por Wes Anderson e com Bill Murray no principal papel; e a sequela Meet the Fockers (Uns Compadres do Pior, 2004).
Como referenciar: Owen Wilson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-20 09:51:34]. Disponível na Internet: