óxidos

Um óxido consiste num composto binário formado por oxigénio e outro elemento, frequentemente produzido pela combustão do elemento ou um composto deste em ar ou oxigénio.
Se são vários os átomos de oxigénio combinados com um átomo de um elemento, pode falar-se de di, tri, tetra, pentóxidos.
Os óxidos de metais são normalmente bases e reagem com ácidos para produzirem um sal, no qual o metal é o catião (ião positivo). Alguns destes reagem também com bases fortes, produzindo um sal em que o metal faz parte de um anião complexo (ião negativo). Portanto, os óxidos de metais são iónicos e possuem o ião O2- (ião óxido). Existem vários outros tipos de óxidos iónicos: ozonidos, peróxidos e superóxidos.
A maior parte dos óxidos dos não-metais são acídicos (dissolvem-se em água para formarem ácidos) e são compostos covalentes tendo moléculas simples (por exemplo CO, CO2, SO2) ou cristais moleculares gigantes (por exemplo SiO2).
Alguns óxidos não apresentam propriedades ácidas ou básicas pronunciadas.
Os epóxidos podem considerar-se óxidos orgânicos.
A grande aplicação dos óxidos, devido ao seu elevado ponto de fusão, é como fundentes em metalurgia.
Como referenciar: óxidos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-30 10:02:13]. Disponível na Internet: