Pacto de Munique

Acordo formulado e assinado pela Alemanha, Itália, França e Inglaterra em Munique a 29 de setembro de 1938. O Pacto de Munique assegurou a aceitação por parte da Grã-Bretanha e da França do pedido feito por Hitler para que a região germanófila da Sudeta, região da Checoslováquia, fosse cedida à Alemanha. Líderes germânicos locais diziam que o Governo checo discriminava o povo sudeta, apoiando a Alemanha o seu pedido de autodeterminação. As sucessivas negociações, iniciadas em agosto de 1938, já tinham decidido a cedência da Sudeta aos alemães pelos participantes que evitavam a guerra, mas que foi só assinado após Hitler prometer que não reclamaria mais nenhum território europeu. Chamberlain estava esperançado que as concessões feitas à Alemanha sobre a Sudeta fossem encorajar a Alemanha a assentar como uma potência pacífica na Europa. O pacto, assinado pelo primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, por Edouard Daladier pela França, Adolf Hitler pela Alemanha e Benito Mussolini pela Itália, apenas determinava as condições da concessão.
O dia 1 de outubro de 1938 foi estabelecido, no Pacto de Munique, como a data para a evacuação da Checoslováquia do território. A ocupação alemã dos 4 distritos seria feita faseadamente entre 1 e 7 de outubro. Outros territórios de predominância de população germânica seriam especificados por uma comissão internacional composta por delegados de França, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Checoslováquia. A comissão internacional conduziria também eleições nos territórios em disputa. Foi igualmente acordado que se os pedidos das minorias polacas e húngaras na Checoslováquia não fossem resolvidos no prazo de 3 meses, uma nova conferência teria de ser agendada. A Grã-Bretanha e a França acordaram, numa cláusula adicional, a garantia das novas fronteiras da Checoslováquia contra a agressão.
Em março de 1939, os alemães marcharam sobre a Checoslováquia e tornaram a maior parte do país num protetorado germânico, anulando o Pacto de Munique e colocando os britânicos de sobreaviso perante as suspeições de uma certa desonestidade por parte de Hitler.
Como referenciar: Pacto de Munique in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 15:48:17]. Disponível na Internet: