Padre Américo

Religioso português, Américo Monteiro de Aguiar nasceu a 23 de outubro de 1887, em Galegos, uma localidade próxima de Penafiel, e faleceu a 16 de julho de 1956, no Porto.
A sua família dedicava-se ao comércio, pelo que, por imposição paterna, Américo Aguiar seguiu a carreira comercial. Durante dezoito anos (1905-1923) trabalhou em Moçambique.
Um ano depois de ter regressado da colónia portuguesa foi para Espanha, onde se tornou noviço franciscano. A sua nova carreira, dedicada ao sacerdócio, estava escolhida. Em 1925 regressou a Portugal e entrou para o Seminário de Coimbra. Quatro anos mais tarde já era sacerdote. Obras literárias como O Pão dos Pobres, Isto é a Casa do Gaiato e Doutrina, caracterizam a imagem que hoje se tem de Américo de Aguiar.
Devoto a Deus, o Padre Américo preocupou-se, desde o início da sua carreira, em garantir melhores condições de vida aos mais desfavorecidos. Foi nesse sentido que, em 1940, fundou a primeira Casa do Gaiato, uma instituição que ainda hoje se dedica a recolher crianças sem família ou de famílias carenciadas.
Como meio mais eficaz de dar a conhecer a sua obra, os seus ensinamentos e os seus propósitos, o sacerdote fundou o jornal "O Gaiato", que também servia para angariar fundos investidos na sua causa. O seu estilo de escrita era direto e esclarecedor, fazendo sempre referência à pobreza e miséria dos muitos que ajudava e pretendia ajudar pelo país fora.
No ano de 1951 lançou a ideia que denominou de "Património dos Pobres". O objetivo era o de promover, junto de todas as freguesias e de todas as paróquias, a ajuda aos mais pobres de cada região. A sua área de ação, embora se tenha estendido a várias zonas do país, foi principalmente o Porto, cidade onde acabaria por falecer, com quase 69 anos de idade.
A sua luta contra a pobreza e a exclusão social, todavia, não desapareceu com ele. Sob a orientação dos seus seguidores foi fundada, em 1957, a casa do "Calvário", uma outra instituição criada para receber doentes incuráveis e abandonados pelas famílias.
Como referenciar: Padre Américo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:56:24]. Disponível na Internet: