painéis solares

Um painel solar, também designado por coletor solar, consiste num sistema para o aproveitamento da energia solar para o aquecimento de água.
Os painéis são constituídos basicamente por uma caixa que contém uma superfície absorsora, uma tubagem com o fluido térmico e uma superfície refletora.
O funcionamento dos painéis baseia-se no poder absorsor de uma superfície negra que vai captar a radiação solar, fazendo aquecer um fluido térmico (como água com anticongelante) que circula num circuito primário de cobre. Este circuito passa por um reservatório com água, que se encontra isolado, para evitar perdas de calor. A água aquecida por este processo é levada, através de um circuito secundário, aos diferentes locais onde vai ser utilizada, que resulta das correntes de convecção que se formam.
Este aquecimento ocorre devido a diferenças de densidade criadas pelas diferenças de temperatura, isto é, a água quente, que é menos densa, sobe e a água fria, mais densa, desce, criando assim uma circulação natural.
Para melhor eficiência do coletor, a sua superfície inferior é de material refletor, como por exemplo o alumínio. Esta vai permitir concentrar mais energia solar, conseguindo-se, deste modo, temperaturas mais elevadas. Sem um sistema de reflexão, a absorção de energia seria inconstante, devido ao movimento do Sol ao longo do dia e às condições atmosféricas.
Os sistemas de aquecimento através de painéis solares encontram-se muitas vezes associados ao sistema de aquecimento convencional, para possibilitar uma maior eficiência de utilização de água quente em qualquer período do dia.
A orientação dos painéis é importante para um melhor aproveitamento da energia solar.
A energia solar absorvida pelos coletores é transformada em energia térmica, adequada às instalações residenciais, comerciais ou fabris, no que diz respeito ao aquecimento de águas sanitárias, aquecimento central e aquecimento de piscinas.
Existem, também, painéis de fotocélulas que convertem diretamente a energia solar em energia elétrica (painéis fotovoltaicos), embora com custos mais elevados.
Como referenciar: painéis solares in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 03:12:54]. Disponível na Internet: