paintball

Este desporto de lazer teve origem nos Estados Unidos da América ou no Canadá. Segundo se crê, o paintball começou como uma atividade dos criadores de gado que, nas suas deslocações às feiras de gado, marcavam os animais com umas pistolas usando bolas de tinta. Daí até ao paintball como desporto foi um pequeno passo.

Em Portugal, o jogo surgiu no início da década de 1990 e, em 1995, foi criada a Associação Portuguesa de Paintball, entidade responsável pela organização do campeonato nacional e pela formação dos árbitros. O paintball é, sobretudo, um jogo de estratégia e ação, cujo principal objetivo é acertar nos adversários com bolas de tinta disparadas por uma pistola.
São necessárias duas ou mais equipas, de preferência compostas por um mínimo de cinco jogadores. Cada elemento utiliza um marcador (pistola) que dispara bolas de tinta para eliminar os adversários. Quem for atingido deve sair do jogo. Além dos marcadores, o equipamento dos jogadores é composto por máscaras e óculos de proteção. Para evitar dar um carácter violento ou "guerreiro" ao jogo, foi já proibido em alguns países o uso de "fardas" militares.

Os jogos duram normalmente 15 minutos e podem ter lugar em campos naturais, normalmente florestas, ou campos artificiais especificamente construídos ou adaptados para o paintball.


Como referenciar: paintball in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 18:49:47]. Disponível na Internet: