Palau


Geografia
A República de Palau - ou Belau, como também é conhecida - é um pequeno país insular da Micronésia. Tem uma área de 458 km2 e é composta por um grupo de ilhas conhecido como Ilhas Palau e por quatro ilhas de coral: Sonsorol, Merir, Pulo Anna e Tobi. Localiza-se na zona ocidental do oceano Pacífico, tendo os mares das Filipinas a oeste, a Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e os Estados Federados da Micronésia a leste. A 7 de outubro de 2006, a sede do governo foi transferida de Koror para Melekeok, de forma a repartir melhor o poder político pelos diferentes estados do país.
Apesar de ser nominalmente um país independente, Palau assinou um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos da América.
Clima
O clima é tropical com uma estação quente e pluvioso e outra menos quente e seca. A temperatura média anual ronda os 27 ºC.

Economia
A economia deste país baseia-se em atividades do setor primário: a agricultura (coco, mandioca, banana, batata-doce) e a pesca. O turismo e a exportação de copra constituem as principais receitas do país. Os parceiros comerciais deste país são os Estados Unidos da América e Taiwan.

População
Palau possuía, em 2006, 20 579 habitantes, estimando-se que, em 2025, atinja 24 300 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 18,03%o e 6,8%o. A esperança média de vida atinge 70,42 anos.

Arte e Cultura
Para além de serem bons construtores de canoas, os palauanos desenvolveram a escultura e o artesanato de tecidos e objetos da vida quotidiana. A dança e a música (flauta e búzio marinho) são manifestações culturais de grande interesse.

História
Os primeiros habitantes destas ilhas remontam há 3000 anos. Embora tivessem sido descobertas pelos espanhóis no século XVI, só no século XIX, depois da Guerra Hispano-Americana, a Espanha vendeu as ilhas à Alemanha. A partir de 1914 estas ilhas passam a ser ocupadas e administradas pelo Japão. Com a derrota deste país na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América passaram a administrá-las como parte integrante do Protetorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas. Depois de um longo período de transição em 1994, os paluanos votaram a favor um Tratado de Livre Associação com os EUA. Desde 1 de outubro de 1994, Palau é uma república independente em livre associação com os Estados Unidos.
Como referenciar: Palau in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 20:15:37]. Disponível na Internet: