Palência

Província da Espanha central integrada na Comunidade Autónoma de Castela-Leão com a capital na cidade de Palência. Faz fronteira com as seguintes províncias: Cantábria a norte, Leão a oeste, Valladolid a sul e oeste, Burgos a este.
Tem uma superfície de 8052 km2. A população absoluta da província de Palência é de 173 153 habitantes o que equivale a 0,39% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 21,5 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É uma região de planícies e de montanhas escarpadas e rochas inseridas na Cordilheira Cantábrica, com clima de feição oceânica com influência continental. É nesta província que se localizam grandes espaços protegidos como o Parque Natural de las Fuentes Carrionas y Fuente Cobre-Montaña Palentina e a Laguna de la Nava de Fuentes.
Palência é uma província da arte românica como o testemunham as construções românicas existentes no Caminho de Santiago, tendo como núcleos principais Frómista e Carrión de los Condes.
Além da capital, as localidades mais importantes são: Aguilar de Campo, centro turístico do norte palentino, e Venta de Baños, importante nó industrial e ferroviário no sul da província.
Como referenciar: Palência in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 13:17:37]. Disponível na Internet: