Palikir


Aspetos Geográficos
Capital dos Estados Federados da Micronésia, Palikir situa-se no Noroeste da ilha de Ponape, localizada no oceano Pacífico. Possui apenas cerca de 6200 habitantes (2006).

História e Monumentos Os portugueses atingiram a região no século XVI e depois foram os espanhóis que a tomaram. Foi depois conquistada pelo Japão em 1914, antes de passar para posse norte-americana após a Segunda Guerra Mundial. Palikir encontra-se no antigo terreno destinado a servir de campo de aviação pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Durante os anos 80, foram sendo construídos os edifícios governamentais, incluindo o do presidente. Tornou-se capital do país em 1989, substituindo Kolonia, a anterior, a outra povoação significativa da ilha.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade é o centro de uma região rural, não possuindo grandes infraestruturas para além das que servem o governo do país. O local era praticamente despovoado antes da instalação dos edifícios destinados à administração do território, ou seja, antes de se ter tornado a capital. Não tem turismo.


Economia
A atividade económica resume-se praticamente à agricultura e pesca. Existem poucos recursos naturais. Embora exista potencial turístico para aproveitar, este não se desenvolve devido à periferia do local e à falta de condições económicas para investir. A ajuda económica oriunda dos EUA é a sua principal receita.
Como referenciar: Palikir in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 06:03:44]. Disponível na Internet: