palmtop

Computador de reduzidas dimensões, também conhecido por PDA (personal digital assistant), que cabe num bolso ou na mão do utilizador. Utiliza sistemas operativos apropriados às suas características como, por exemplo, o Windows CE, Windows Mobile, Linux, Pocket PC ou o Palm OS. Nos últimos anos revelou ser capaz de desempenhar as mesmas funções que um laptop, com a vantagem de ser muito mais prático e de poder incorporar um telefone celular. A introdução de dados pode ser feita através de um mini-teclado ou diretamente no ecrã recorrendo a uma caneta especifica. Em 1997, foi introduzido no mercado o Palm Pilot, do tamanho de um baralho de cartas, que permitia a ligação a um computador pessoal, a uma impressora e o acesso à Internet.
Em 2003 as velocidades dos processadores atingem os 400 MHz e a capacidade da memória cifra-se nos 128MB. Estas máquinas apresentam opções avançadas de comunicação como o Bluetooth ou Wi-Fi. Em 2004, o hp iPAQ H5550 integra um sistema de proteção biométrico.

Como referenciar: palmtop in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 07:29:08]. Disponível na Internet: